Pop

Oscar 2025: onde assistir aos filmes indicados a Melhor Animação?

A cerimônia do maior prêmio do cinema está marcada para 2 de março

Oscar 2025: "Flow" é um dos principais filmes de animação desta temporada (Divulgação)

Oscar 2025: "Flow" é um dos principais filmes de animação desta temporada (Divulgação)

Mateus Omena
Mateus Omena

Repórter

Publicado em 24 de fevereiro de 2025 às 15h42.

Última atualização em 24 de fevereiro de 2025 às 15h49.

Tudo sobreOscar 2025
Saiba mais

Em todas as edições do Oscar, os olhos dos cinéfilos brilham com os longas indicados para Melhor Animação. Muitas obras encantam não apenas as crianças, como também os adultos. E neste ano, as produções que concorrem à maior premiação do cinema estão bastante diversificadas.

Na categoria de Melhor Animação do Oscar 2025, aparecem produções de grande sucesso em 2024, como "Divertida Mente 2" e "Robô Selvagem". A favorita à estatueta é "Flow", produção da Letônia sem diálogos sobre a sobrevivência de um gato preto num mundo pós-apocalíptico.

ENTREVISTA | ‘Ainda Estou Aqui’ é tudo isso, mesmo — e tem chances reais no Oscar

O Oscar de 2025 acontece no dia 2 de março. A EXAME acompanha a cerimônia ao vivo, com a presença de convidados, em transmissão no YouTube. Até lá, separamos uma lista sobre onde assistir aos filmes indicados a Melhor Animação. Confira:

Onde assistir aos filmes indicados a Melhor Animação no Oscar?

"Flow" - Letônia

yt thumbnail

Única animação na história do Oscar a concorrer a Melhor Filme Internacional, "Flow" é um filme sem diálogos, somente com sons ambientes e dos animais, que conta a história de um gato preto solitário, cujo lar é destruído por uma grande inundação. Ele busca refúgio em um barco habitado por diversas espécies de animais, como um cachorro, um lêmure e uma capivara. Juntos, eles enfrentam os desafios de um mundo pós-apocalíptico, onde a humanidade parece ter desaparecido. 

Com direção de Gints Zilbalodis, "Flow" já ganhou o Globo de Ouro de Melhor Animação em 2025 e é apontado como um dos favoritos para a premiação da mesma categoria no Oscar. É a primeira vez que a Letônia tem um filme indicado ao Oscar, um marco cultural importante para ao país. A estatueta do Globo de Ouro está em exposição do principal museu letão.

Onde assistir: em cartaz nos cinemas desde 20 de fevereiro de 2025.

"Divertida Mente 2"

yt thumbnail

A nova animação da Pixar se concentra em uma Riley agora adolescente. Em sua cabeça, a "central de controle" passa por uma repentina demolição para dar espaço a novos sentimentos. Alegria, Raiva, Tristeza, Medo e Nojinho terão que conviver com Ansiedade, Tédio, Vergonha e Inveja. A continuação da franquia fez US$ 1,6 bilhão em bilheteria, a maior de 2024.

Onde assistir: Disney +

"Memórias de um caracol"

yt thumbnail

Tragicomédia de animação stop-motion, o filme que segue a vida de Grace Pudel, uma jovem australiana que cresce em meio a adversidades na década de 1970. Após a morte do pai, paraplégico e alcoólatra, ela é separada do irmão gêmeo Gilbert e os dois são enviados para lares adotivos diferentes, marcando o início de uma jornada solitária e cheia de desafios.

Enquanto Gilbert enfrenta abusos em uma família evangélica, ela se retira para sua própria "concha", acumulando objetos e lutando contra a depressão. A vida de Grace muda quando ela conhece Pinky, uma senhora excêntrica e gentil.

Onde assistir: indisponível no Brasil

“Wallace e Gromit: Avengança”

yt thumbnail

A animação britânica é dirigida por Nick Park e Merlin Crossingham e marca o retorno da icônica dupla de inventores. A história começa com Wallace, um cientista excêntrico, criando um "gnomo inteligente" que parece desenvolver uma mente própria. Gromit, seu fiel cão companheiro, está preocupado com a dependência excessiva de Wallace de suas invenções, e suas preocupações se justificam quando o gnomo começa a causar problemas.

Onde assistir: Netflix.

“O Robô Selvagem”

yt thumbnail

Essa animação épica segue a jornada de Roz, uma robô da série ROZZUM que naufraga em uma ilha desabitada após um acidente. Sozinha e sem contato com seus criadores, Roz precisa aprender a se adaptar ao ambiente hostil da natureza. Um mal-entendido resulta na destruição de um ninho de gansos, e Roz assume a responsabilidade de cuidar de um filhote órfão, a quem ela chama de Bico-Vivo.

Onde assistir: Prime Video.

EXAME no Oscar

O Oscar de 2025 acontece no dia 2 de março. A EXAME acompanha a cerimônia ao vivo, com a presença de convidados, em transmissão no YouTube.

Quem são os indicados ao Oscar 2025

Veja a lista completa de indicados à maior premiação do cinema aqui.

Fernanda Torres tem chances no Oscar?

Fernanda Torres, intérprete de Eunice Paiva em "Ainda Estou Aqui", de Walter Salles, foi a primeira brasileira a vencer o Globo de Ouro na categoria de Melhor Atriz e tem boas chances de fazer história, mais uma vez, na premiação do Oscar. Ela compete com Demi Moore ("A Substância"), Mikey Madison ("Anora"), Karla Sofía Gascón ("Emilia Perez") e Cynthia Erivo ("Wicked").

A atriz também é a primeira brasileira nos últimos 26 anos a concorrer por um papel de drama no Oscar. A última (e até então, única) foi a própria mãe, Fernanda Montenegro — nomeada em 1999 pelo papel em "Central do Brasil", também indicado a Melhor Filme Internacional.

O Brasil nunca ganhou um Oscar em nenhuma das categorias, vale dizer.

'Ainda Estou Aqui' tem chances no Oscar?

Desde “Central do Brasil”, também de Walter Salles, o Brasil não era indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional. Naquele ano (1999), Fernanda Montenegro também estava na disputa na categoria de Melhor Atriz. A estatueta mesmo, nem Walter, nem Fernanda levaram para casa. 

26 anos depois, "Ainda Estou Aqui" não só quebrou o jejum de "Central do Brasil", como marcou o começo de uma lista de ineditismos: foi indicado a Melhor Atriz, Melhor Filme Internacional e Melhor Filme, a maior categoria da premiação, em que a indústria cinematográfica brasileira nunca havia conquistado uma nomeação.

O novo filme de Walter Salles já ultrapassou a marca de 5 milhões de espectadores e R$ 100 milhões em bilheterias. Abriu em primeiro lugar na semana de estreia no Brasil e em Portugal, e em segundo lugar nos Estados Unidos, país no qual ficou em cartaz em 700 salas de cinema. Tem sido listado por críticos de todo o mundo como a principal aposta do ano para Melhor Filme Internacional, e Fernanda Torres é considerada favorita ao prêmio de Melhor Atriz, ao lado de Demi Moore.

O longa é uma coprodução entre Brasil e França, o primeiro original da Globoplay, com produção da VideoFilmes, RTFeatures e MactProdutions em parceria com a ARTE France e Conspiração. A distribuição será feita também pela Sony Pictures.

Além de 'Ainda Estou Aqui': os 10 filmes brasileiros indicados ao Oscar e onde assisti-los

Quando será o Oscar de 2025?

A 97ª edição do Oscar será no dia 2 de março em Los Angeles (Califórnia, EUA), no Teatro Dolby.

Onde assistir ao Oscar de 2025?

A premiação completa será exibida na TV Globo, TNT e no streaming, pela Max. A EXAME acompanha a cerimônia ao vivo, com a presença de convidados, em transmissão no YouTube a partir das 19h30.

Que horas começa a cerimônia do Oscar de 2025?

O início da cerimônia está previsto para as 21h (horário de Brasília).

Acompanhe tudo sobre:CinemaOscarOscar 2025FilmesAnimação

Mais de Pop

Oscar 2025: onde assistir aos filmes indicados a Melhor Filme Internacional?

SAG Awards 2025: Demi Moore ganha como Melhor Atriz e se torna favorita ao Oscar; veja os vencedores

BBB 25: Sincerão desta semana tem 'Pipocômetro Turbinado' com Ex-BBBs no Júri

BBB 25: Camilla, Vitória e Thamiris em confronto; veja como foi a briga