Veja as principais informações sobre o Oscar 2024 (baona/Getty Images)
Repórter de POP
Publicado em 9 de março de 2024 às 14h08.
Última atualização em 10 de março de 2024 às 16h59.
A 96ª edição do Oscar já acontece neste domingo, 10, com muita expectativa para descobrir quem serão os grandes vencedores da noite. Títulos como "Oppenheimer", "Pobres Criaturas”, "Barbie", Assassino da Lua das Flores”, "Barbie", "Os Rejeitados", "Anatomia de uma Queda" e "Zona de Interesse", são tidos como favoritos à premiação.
O filme de Christopher Nolan recebeu no total 13 indicações, marco histórico para uma produção do cineasta, que enfrentou duras críticas por seu penúltimo filme, "Tenet". Seguido dele vem "Pobres Criaturas", do grego Yorgos Lanthimos, com 11 nomeações. Os dois longas são os favoritos da noite para a maior categoria do Oscar, a de melhor filme.
A EXAME terá uma a transmissão ao vivo no domingo sobre o Oscar, veja como acompanhar
Filmes de comédia também estão disputando o maior prêmio do cinema e devem agitar a cerimônia . O bilionário"Barbie", de Greta Gerwig, compete em sete categorias, incluindo a de melhor filme, canção original, atriz coadjuvante, ator coadjuvante, figurino e maquiagem. "Os Rejeitados", de Alexander Payne, aparece logo em seguida, com seis indicações. Paul Giametti compete com Cillian Murphy e Bradley Cooper na categoria de melhor ator.
Um dia antes da premiação, a EXAME reuniu as principais informações sobre Oscar e tudo o que você precisa saber para ficar por dentro da premiação. Confira:
A cerimônia do Oscar acontece no dia 10 de março, em Las Vegas (EUA).
Atenção ao horário: este ano, a A 96ª edição do Oscar começa mais cedo, a partir das 20h (horário de Brasília).
A cerimônia terá transmissão pela TNT (TV por assinatura) e Max (streaming). Para comentar o maior prêmio do cinema, a EXAME realiza uma transmissão ao vivo no YouTube e nas redes sociais, a partir das 19h30.
A maior parte dos filmes que concorrem a premiação neste ano está no streaming ou em cartaz nos cnemas. Veja a lista completa de onde assistir a cada um dos indicados neste link.
A cerimônia acontece neste domingo, 10, na cidade de Los Angeles (EUA).
Momentos antes da entrega do prêmio, o público geralmente se questiona sobre como funciona a premiação, quais filmes que serão lembrados, quais profissionais ou projetos serão vitoriosos e, principalmente, quem decide tudo isso.
Essa grande responsabilidade fica a cargo dos membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que atuam desde a escolha dos indicados até a definição dos vencedores. Antes da entrega das estatuetas, embora não pareça, o processo é bastante complexo, pois funciona com base em várias etapas, análises e cálculos que ajudam os integrantes da Academia a selecionar os melhores filmes e artistas para a lista de indicados. Mais tarde, há uma segunda votação e análise para definição de quem leva o Oscar.
Saiba como funciona a "matemática" por trás da premiação neste link.
O Brasil não recebe uma indicação desde 2020, com o documentário de Petra Costa "Democracia em Vertigem". A aposta brasileira de 2024 foi "Retratos Fantasmas", o novo documentário de Kleber Mendonça Filho, mas acabou não recebendo nenhuma indicação.
Desde "O Que é Isso, Companheiro?" (1998), obra nacional assinada por Bruno Barreto, o Brasil não recebe uma indicação ao Oscar na categoria de Melhor Filme Internacional. São, ao todo, 25 anos sem sequer participar da lista de indicados, e 96 anos — o tempo de existência da premiação mais antiga e importante do cinema — sem levar uma estatueta para casa.