"Rizz" desbancou outro termo muito usado que é o “swiftie”, nome dado aos fãs da cantora Taylor Swift
Repórter da Home e Esportes
Publicado em 4 de dezembro de 2023 às 14h39.
Última atualização em 5 de dezembro de 2023 às 12h51.
A Oxford University Press (OUP), maior casa editorial universitária do mundo, divulgou nesta segunda-feira, 4, que o termo “rizz”, gíria usada pela geração Z, foi escolhida a palavra do ano de 2023. A escolha veio após uma votação popular que envolveu outras sete expressões.
"Rizz" desbancou outro termo muito usado que é o “swiftie”, nome dado aos fãs da cantora Taylor Swift. Foram selecionados para a final, além dos termos anteriores, “prompt”, que significa comandos dados a um programa de inteligência artificial e “situationship”, relacionamento romântico considerado “não oficial”.
Acredita-se que o termo tenha sido originado da palavra "charisma", tradução para o inglês de carisma. Segundo a Oxford, a gíria faz referência ao "charme" ou à "capacidade de atrair um parceiro romântico".
O termo se popularizou pelo youtuber e streamer Kai Cenat, que constantemente usava a palavra em seus vídeos. Além disso, o ator Tom Holland, que interpreta o Homem Aranha nos filmes da Marvel, chegou a responder durante uma entrevista sobre: Qual o segredo do seu "rizz"? Na ocasião, ele disse que seu "rizz é limitado".
Em suas palavras, a OUP afirmou que, à medida que a geração Z assume um papel cada vez mais significativo na sociedade, as diferenças de perspectivas e estilos de vida começam a se manifestar de maneira notável na linguagem utilizada. Do ativismo às nuances do namoro e à cultura mais ampla, a palavra "rizz" surge como um símbolo das mudanças linguísticas que acompanham a ascensão dessa geração.
Essa escolha revela não apenas a evolução da linguagem, mas também a capacidade da geração Z de impactar e moldar as formas de comunicação. "Rizz" não é apenas uma expressão isolada, mas sim um indicativo das transformações culturais e sociais que estão sendo impulsionadas por essa geração dinâmica e influente, destacou a editora.