Pop

Comediante usa brecha na lei para pilotar avião com 100 atores a bordo

Nathan Fielder tirou licença de piloto e comandou um Boeing 737 real na cena final da segunda temporada de "O Ensaio", da HBO Max

Comediante Nathan Fielder dentro do Boieng 737 para a série "O Ensaio" da HBO Max (Captura de tela/HBO Max)

Comediante Nathan Fielder dentro do Boieng 737 para a série "O Ensaio" da HBO Max (Captura de tela/HBO Max)

Laura Pancini
Laura Pancini

Repórter

Publicado em 28 de maio de 2025 às 10h26.

Última atualização em 28 de maio de 2025 às 11h27.

Parece mentira, mas é real.

Ele treinou por dois anos, acumulou mais de 280 horas de voo e voou uma aeronave cheia de atores para mostrar o que acontece dentro da cabine — onde o silêncio pode ser fatal. Nathan Fielder, comediante americano e criador da série da HBO Max "O Ensaio", assumiu o controle de um Boeing 737 em um voo simulado, na reta final da segunda temporada.

Fielder não tinha o tempo de voo exigido para ser piloto comercial — são 1.500 horas, e ele acumulou pouco mais de 280. O número de horas é o mínimo necessário para voar um Boeing 737 sem passageiros pagantes, e, assim, o comediante se aproveitou de uma brecha na legislação.

Ao contratar atores (ou seja, passageiros não pagantes), Fielder conseguiu pilotar um avião comercial sem quebrar a lei. E gravou tudo para a Max para a série que mistura documentário e comédia.

Veja o vídeo:

Como isso foi feito?

Em entrevista ao site americano Entertainment Weekly, o comediante revela os bastidores da preparação. Foram sete meses para aprender a pousar, com mais de 120 horas de voo só para convencer os instrutores.

Como um Andy Kaufman da era digital, Fielder mistura realidade e ficção em conversas com atores e pessoas reais na série "O Ensaio", da HBO Max. O truque é deixar o espectador sempre na dúvida se o que ele está vendo é verdade ou não, e isso também se estende a quem participa do episódio.

No voo, que saiu e voltou ao Aeroporto de San Bernardino, o humorista fez de tudo para deixar clara a tensão que pode existir entre piloto e copiloto. Ele insiste para que o copiloto fale o que pensa, porque, no início da temporada, desenvolveu uma tese de que acidentes de avião são provavelmente causados pelo silêncio e a falta de comunicação entre pilotos.

Com cerca de duas horas e dez minutos de voo, o avião sobrevoou Nevada e voltou sem incidentes. Na aterrissagem, os atores aplaudiram o desempenho do piloto de mentirinha — e de verdade.

Na cena final, Fielder revela que segue pilotando jatos vazios, até em rotas sobre a Amazônia e o Oceano Atlântico. “Eles só deixam pilotar quem está 100% apto, e eu fui um dos escolhidos”, afirma.

A série “The Rehearsal” vai além do humor: é um experimento sobre os limites da honestidade e o medo de expor vulnerabilidades, especialmente na indústria aérea. Todos os episódios da segunda temporada estão no streaming HBO Max.

Acompanhe tudo sobre:HBOSériesSéries americanasComédias

Mais de Pop

Sessão da Tarde hoje: qual filme vai passar na TV Globo nesta quarta-feira, 8

15 de outubro é feriado em 2025? Veja quem poderá tirar folga na data

Quem matou Odete Roitman? Veja aposta do público, segundo enquete da EXAME Pop

Deezer anuncia benefício exclusivo para assinantes da Chippu