Comediante Nathan Fielder dentro do Boieng 737 para a série "O Ensaio" da HBO Max (Captura de tela/HBO Max)
Repórter
Publicado em 28 de maio de 2025 às 10h26.
Última atualização em 28 de maio de 2025 às 11h27.
Parece mentira, mas é real.
Ele treinou por dois anos, acumulou mais de 280 horas de voo e voou uma aeronave cheia de atores para mostrar o que acontece dentro da cabine — onde o silêncio pode ser fatal. Nathan Fielder, comediante americano e criador da série da HBO Max "O Ensaio", assumiu o controle de um Boeing 737 em um voo simulado, na reta final da segunda temporada.
Fielder não tinha o tempo de voo exigido para ser piloto comercial — são 1.500 horas, e ele acumulou pouco mais de 280. O número de horas é o mínimo necessário para voar um Boeing 737 sem passageiros pagantes, e, assim, o comediante se aproveitou de uma brecha na legislação.
Ao contratar atores (ou seja, passageiros não pagantes), Fielder conseguiu pilotar um avião comercial sem quebrar a lei. E gravou tudo para a Max para a série que mistura documentário e comédia.
Veja o vídeo:
tom cruise ain't got shit on my boy nathan fielder
dude's so committed to the bit he got a CPL and landed a 747 full of passengers--one of the most gripping hours of television I've seen
what a guy pic.twitter.com/AK6LwOAYsy
— adithya (@adithya_balaji) May 26, 2025
Em entrevista ao site americano Entertainment Weekly, o comediante revela os bastidores da preparação. Foram sete meses para aprender a pousar, com mais de 120 horas de voo só para convencer os instrutores.
Como um Andy Kaufman da era digital, Fielder mistura realidade e ficção em conversas com atores e pessoas reais na série "O Ensaio", da HBO Max. O truque é deixar o espectador sempre na dúvida se o que ele está vendo é verdade ou não, e isso também se estende a quem participa do episódio.
No voo, que saiu e voltou ao Aeroporto de San Bernardino, o humorista fez de tudo para deixar clara a tensão que pode existir entre piloto e copiloto. Ele insiste para que o copiloto fale o que pensa, porque, no início da temporada, desenvolveu uma tese de que acidentes de avião são provavelmente causados pelo silêncio e a falta de comunicação entre pilotos.
Com cerca de duas horas e dez minutos de voo, o avião sobrevoou Nevada e voltou sem incidentes. Na aterrissagem, os atores aplaudiram o desempenho do piloto de mentirinha — e de verdade.
Na cena final, Fielder revela que segue pilotando jatos vazios, até em rotas sobre a Amazônia e o Oceano Atlântico. “Eles só deixam pilotar quem está 100% apto, e eu fui um dos escolhidos”, afirma.
A série “The Rehearsal” vai além do humor: é um experimento sobre os limites da honestidade e o medo de expor vulnerabilidades, especialmente na indústria aérea. Todos os episódios da segunda temporada estão no streaming HBO Max.