Tom Stoppard: roteirista venceu o Oscar pelo filme 'Shakespeare Apaixonado' (Cindy Ord/Getty Images for Tony Awards Productions/Getty Images)
Redação Exame
Publicado em 29 de novembro de 2025 às 15h24.
O dramaturgo e roteirista britânico Tom Stoppard, nascido na então Tchecoslováquia, morreu neste sábado aos 88 anos.
Stoppard acumulou cinco prêmios Tony de melhor peça — do clássico “Rosencrantz e Guildenstern Estão Mortos" a “Leopoldstadt” — e venceu o Oscar de melhor roteiro por “Shakespeare Apaixonado" em 1999.
Segundo seus agentes, Stoppard morreu em casa, em Dorset, na Inglaterra, cercado pela família. Em nota, eles afirmaram que o autor será lembrado “por suas obras, por sua inteligência e humanidade, por sua sagacidade, irreverência e generosidade de espírito, e por seu profundo amor pela língua inglesa”.
Ao longo da carreira, Stoppard colecionou trabalhos marcantes no cinema. Ele recebeu sua primeira indicação ao Oscar por “Brazil - O Filme”, que escreveu com Terry Gilliam e Charles McKeown, adaptou “A Casa da Rússia", em 1990, e fez uma revisão não creditada no roteiro de “Indiana Jones e a Última Cruzada", de 1989.
Sua contribuição para o roteiro de “Shakespeare Apaixonado", filme que venceu o Oscar de melhor filme em 1999, consolidou sua reputação: coube a ele aprimorar diálogos e dar vida à trama criada pelo também roteirista Marc Norman, em uma releitura bem-humorada dos bastidores da vida do escritor inglês.