Monsenhor Jonas Abib (Redes sociais / Captura de tela/Reprodução)
Agência O Globo
Publicado em 13 de dezembro de 2022 às 09h03.
O fundador da Canção Nova, Monsenhor Jonas Abib, morreu no interior de São Paulo na noite desta segunda-feira. O padre de 85 anos faleceu dentro de casa, na cidade de Cachoeira Paulista.
Abib estava tratando de um tipo de câncer chamado mieloma desde maio de 2021, e teve complicações após passar por uma jejunostomia. A cirurgia aconteceu um hospital da capital paulista, onde o sacerdote estava internado desde o final de outubro. O procedimento tinha o objetivo de controlar episódios frequentes de pneumonia, provocados por broncoaspiração.
A causa da morte foi insuficiência respiratória por broncoaspiração e disfagia motora, conforme informou a comunidade católica. Antes de morrer, ele chegou a receber alta na última quinta-feira, mesma data em que comemorou 58 anos de sacerdócio.
Abib nasceu em 21 de dezembro de 1936, no município de Elias Fausto, São Paulo. Ele entrou para o seminário aos 12 anos, e foi ordenado no dia 8 de dezembro de 1964. O paulistano fundou a Canção Nova em 2 fevereiro de 1978. Além de pregar, ele também cantava durante as celebrações.
Em comunicado oficial pulicado no site, a Canção Nova lamentou o falecimento de seu "pai espiritual", além de agradecer as mensagens de carinho dos fiéis.
— A Canção Nova, desde já, agradece o carinho e as condolências pela perda do querido Monsenhor Jonas Abib e vai se empenhar ainda mais em fazer com que seus preciosos e incontáveis ensinamentos possam chegar a mais e mais pessoas, para que façam a experiência do encontro pessoal com Jesus assim como ele fez e não cansava de testemunhar — escreveu a insitutição em nota.
O perfil sulista da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) também prestou homenagem ao Monsenhor nas redes sociais.