A Mocidade Alegre levou o título de campeã do carnaval de 2023 em São Paulo (MIGUEL SCHINCARIOL / Colaborador/Getty Images)
Redação Exame
Publicado em 21 de fevereiro de 2023 às 17h59.
Última atualização em 22 de fevereiro de 2023 às 08h12.
A Mocidade Alegre levou o título de campeã do Carnaval de 2023 em São Paulo. As notas foram apuradas na tarde desta terça-feira, 21, no Sambódromo do Anhembi, na capital paulista.
O desfile da Mocidade Alegre teve como tema o primeiro samurai negro do Japão, Yasuke. Com 270 pontos, a escola conquistou o 11º título da sua história. Em segundo lugar, ficou a Mancha Verde, seguida da Império de Casa Verde.
Quatro jurados avaliaram os desfiles das 14 escolas de samba do Grupo Especial, com notas de 8 a 10 em nove categorias. As primeiras colocadas se apresentarão de novo no sambódromo no sábado, 25 de fevereiro, no tradicional Desfile das Campeãs.
Em 2022, além das cinco primeiras colocadas do Grupo Especial, desfilaram as duas escolas que tiveram as maiores notas no Grupo de Acesso 1 e a vencedora do Grupo de Acesso 2. As duas agremiações do Grupo Especial que tiveram as piores notas -- Unidos de Vila Maria e Estrela do Terceiro Milênio -- vão para o Grupo de Acesso 1.
*Unidos de Vila Maria e Estrela do Terceiro Milênio foram rebaixadas para o Grupo de Acesso 1.
As escolas são avaliadas em nove categorias: bateria, samba-enredo, harmonia, evolução, enredo, alegorias e adereços, fantasias, comissão de frente e mestre-sala e porta-bandeira. Cada uma delas é avaliada por quatro jurados diferentes e, ao final, a menor nota é descartada.
Após a somatória de todas notas, o quesito fantasia foi usado como primeiro critério de desempate em 2023. Os critérios seguintes foram, nessa ordem, mestre-sala e porta- bandeira, samba, evolução, alegoria, enredo, bateria e harmonia.
O desfile com as seis melhores colocadas acontece no próximo sábado, 25.