Dia dos Pais: veja a origem da data (eggeeggjiew/Getty Images)
Redação Exame
Publicado em 11 de agosto de 2023 às 10h03.
Última atualização em 6 de agosto de 2024 às 14h54.
No segundo domingo de agosto é comemorado do Dia dos Pais, data para celebrar a importância desses parentes dentro de casa e a quarta mais importante para o comércio.
O Dia dos Pais tem uma data específica em cada lugar, seguindo também suas próprias tradições.
No Brasil, a data foi criada pelo então diretor do jornal O Globo e da Rádio Globo, Sylvio Bhering, em 1953. No início, o dia era comemorado em 16 de agosto, para alinhar à comemoração da Igreja Católica para o Dia de São Joaquim, pai de Maria, a mãe de Jesus.
No entanto, ao longo do tempo, a data foi alterada para o segundo domingo de agosto. A escolha dessa data específica permitiu criar um ambiente propício para a união familiar, uma vez que o domingo é tradicionalmente um dia reservado para encontros familiares.
Sérgio Dantas, professor de Marketing da Universidade Presbiteriana Mackenzie, no entanto, indica outro provável motivo para a manutenção da homenagem em agosto.
“Eu acredito que foi estrategicamente escolhido porque o comércio tem datas marcantes. A gente finaliza o ano com o Natal, que é a grande data. Tem depois, no primeiro semestre, o Dia das Mães, que é a segunda maior data de movimento. Logo depois, em junho, tem o Dia dos Namorados. E aí só o Dia das Crianças, em outubro. Acho que a ideia foi tentar espaçar isso ao longo do ano”, aponta.
Entre essas datas, o Dia dos Pais foi a última a ser definida.