BBB 23: veja o que disse MC Guimê (Globo/Paulo Belote/Reprodução)
Redação Exame
Publicado em 17 de março de 2023 às 16h33.
Última atualização em 17 de março de 2023 às 19h09.
MC Guimê e Antônio "Cara de Sapato" foram expulsos do Big Brother Brasil na noite desta quinta-feira, 16, após a edição mostrar tudo que aconteceu durante a Festa do Líder envolvendo os brothers e a intercambista mexicana Dania Mendez. Na tarde de hoje, 17, Guimê se pronunciou e disse que falará sobre o caso.
Mais cedo, a Polícia Civil do Rio de Janeiro instaurou um inquérito para investigar os acontecimentos envolvendo os três participantes. De acordo com O Globo, os dois serão intimados a depor em investigação sobre importunação sexual.
MC Guimê fez o primeiro pronunciamento na tarde desta sexta-feira. "Sou humilde e aberto para reconhecer meus erros", salientou em seus vídeos nas redes sociais.
EXPULSÃO DE GUIMÊ E SAPATO:
Relembre outros casos de assédio no programa
Programa expôs a vítima por audiência?
🚨AGORA: MC Guime apareceu nos stories e disse que vai se pronunciar até o fim do dia: “Estou muito triste com tudo que rolou desde quarta-feira” #BBB23 pic.twitter.com/2FcYlpJCj8
— CHOQUEI (@choquei) March 17, 2023
Vídeos de MC Guimê passando a mão nas costas e nádegas de Dania viralizaram nas redes sociais durante a Festa do Líder de quarta-feira, 15. A palavra "assédio" rapidamente foi para os assuntos mais comentados do Twitter.
No vídeo, é possível ver a mexicana claramente incomodada com o toque de Guimê. Em um momento, ela pega a mão dele e tira de perto.
Outro participante que foi acusado de assédio durante a festa de ontem foi Cara de Sapato. O aniversariante da noite bebeu pela primeira vez no programa e foi visto diversas vezes tentando puxar Dania Mendez para um beijo.
Em um momento, a produção teve de alertar o jogador de MMA para que ele parasse com o contato físico. Avisos como esse vêm sendo adotados pela produção para impedir que situações como essa se escalem.
Popularmente chamamos de assédio toda forma de abuso físico ou psicológico cometido contra outra pessoa (na maioria das vezes uma mulher).
Obviamente, qualquer conduta sem consentimento é inadequada e criminosa. Não se avança sobre o corpo de outra pessoa sem a sua autorização. Não se encosta em outra pessoa sem autorização.
O encostar ou passar a mão é enquadrado como crime de importunação sexual, com pena de reclusão de 1 a 5 anos. Há um detalhe a ser observado: estar embriagado não exime ninguém da responsabilidade pelo crime.Em outras palavras, alegar embriaguez não tira a responsabilidade pelo crime e nem o fato de estar em uma festa.
Também é importante ressaltar que esse tipo de conduta, infelizmente, ocorre diariamente sobretudo contra mulheres, submetidas a um nível de violência inaceitável e que requer providências imediatas. Fechar os olhos para condutas consideradas “menores” somente perpetua tais atitudes.
A Polícia Civil do Rio de Janeiro instaurou um inquérito para investigar os acontecimentos envolvendo os três participantes.
A mexicana que passa uns dias na casa do BBB teve a chance de conversar no Confessionário com a responsável da produção pela sua estadia. Na primeira conversa, feita na manhã de ontem, 16, Dania Mendez respondeu perguntas sobre o que ela lembrava da festa e se ela teria ficado desconfortável em qualquer momento. A mexicana respondeu que não, e resumiu o comportamento de todos em "muita bebida".
Depois da expulsão, a hermana teve outra conversa com a produção e revelou que havia percebido, sim, os toques de Guimê, mas não queria comentar. "Não quero que Guimê tenha problemas com sua família e esposa. Me sinto mal por eles, porque são pessoas boas", disse.
A produção reafirma que a decisão não foi influenciada pelas falas de Dania. O apresentador Tadeu Schmidt também voltou no ao vivo após a expulsão para garantir o mesmo, o que também foi considerado como insensível por uma parte do público.