Pop

Mattel lança Barbie indígena, inspirada em Maira Gomez no aniversário de 65 anos da boneca

Com mais 7 milhões de seguidores em suas redes sociais, Maira Gomez conquistou a internet ao apresentar os costumes e crenças da sua tribo Tatuyo

Conheça o projeto de homenagens da Barbie (Danny Guimarães/Divulgação)

Conheça o projeto de homenagens da Barbie (Danny Guimarães/Divulgação)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 6 de março de 2024 às 16h34.

Em 2024, Barbie comemora seu 65º aniversário e, em homenagem, vai transformar mulheres inspiradoras em bonecas. Nesta quarta-feira, 6, a Mattel anuncia uma homenagem global a nove mulheres diferentes e diversas, entre elas a brasileira e criadora de conteúdo Maira Gomez.

A influenciadora indígena, da tribo Tatuyo, recebeu uma Barbie feita à sua semelhança. Conhecida nas redes sociais como Cunhaporanga, Maira coleciona mais de 486 mil seguidores no Instagram e 6,6 milhões no Tik Tok com as histórias de tribo, a rotina, costumes e crenças.

Além da Maira, as outras homenageadas são: a diretora, produtora e roteirista Lila Avilés (México); a atriz, ativista e filantropa Viola Davis (Estados Unidos); a renomada atriz Helen Mirren (Reino Unido); a cantora e compositora Shania Twain (Canadá); a superstar Kylie Minogue (Austrália); a modelo Nicole Fujita (Japão); e a comediante e ativista Enissa Amani (Alemanha).

Para Maira Gomez, “ser reconhecida como uma mulher inspiradora é uma oportunidade incrível e um lembrete de que podemos conquistar tudo que queremos e podemos ser”, comenta. “Barbie é criativa, fashionista e essa veia fashionista é algo que almejo. Você pode perceber que também trago isso nas minhas vestes, nas pinturas, temos o nosso estilo. Então quero usar essa plataforma e também ser criativa e inspirar sendo quem eu sou”, conclui a criadora de conteúdo.

Maira Gomez é a quinta homenageada brasileira pela iniciativa Role Models, mas a primeira indígena do país. O projeto já celebrou as trajetórias e conquistas da surfista Maya Gabeira, da Dra. Jaqueline Goes, da professora Doani Emanuela Bertan e da cantora IZA.

Barbie Brecha do Sonho

A iniciativa faz parte da estratégia Role Models, feita para o projeto Barbie Brecha do Sonho (Dream Gap em inglês). Lançado em 2018, a proposta surgiu a partir de pesquisas feitas pela marca em parceria com a Universidade de Nova York que descobriu que, desde a idade de cinco, muitas meninas começam a desenvolver crenças autolimitantes e pensam que não são tão inteligentes e capazes quanto os meninos. A estratégia visa combater os estereótipos e ajudar a desfazer preconceitos que as impedem de atingirem o seu pleno potencial.

“A história da Barbie nunca foi apenas sobre ela. É sobre as inúmeras crianças que ela inspirou e os milhões de histórias que ela as ajudou a imaginar ao longo do caminho”, comenta Krista Berger, vice-presidente sênior da Barbie e chefe global de bonecas. “Ao celebrarmos este aniversário marcante, reconhecemos mais de seis décadas de histórias que a Barbie ajudou a escrever e a boneca que continua a dar a todos a oportunidade de sonhar – e sonhar grande.”

Acompanhe tudo sobre:BarbieFilmesMattelCinema

Mais de Pop

Após sucesso nos cinemas, 'Divertida Mente' ganha série derivada 'Produção de Sonhos'

Inner Circle lança recurso exclusivo de Compatibilidade Astrológica

As músicas mais pesquisadas do Google em 2024; veja ranking

Padre teria previsto o surgimento de Brasília em 'sonho profético' de 1883; entenda