Pop

Mark Hamill, de Star Wars, lembra sobre o prazo do título de eleitor

No dia do Star Wars, o ator que interpreta Luke Skywalker lembrou os fãs brasileiros sobre as eleições de outubro

A famosa frase da saga, "May the Force be with you" inspirou o trocadilho "May the forth", referente à data 4 de maio (Rich Fury/Getty Images)

A famosa frase da saga, "May the Force be with you" inspirou o trocadilho "May the forth", referente à data 4 de maio (Rich Fury/Getty Images)

Drc

Da redação, com agências

Publicado em 4 de maio de 2022 às 12h06.

Última atualização em 4 de maio de 2022 às 12h57.

O que Star Wars tem em comum com a política brasileira? Ora, nesta quarta-feira, 4 de maio, é o último dia para adolescentes aptos a participarem das eleições de 2022 tirarem seus títulos de eleitor por meio do site do Tribunal Superior Eleitora (TSE).

Coincidentemente, o prazo caiu na mesma data em que é celebrada anualmente o dia da saga que atravessou gerações, desde o lançamento de seu primeiro filme, em 1977, intitulado Star Wars — Episódio IV: Uma nova esperança.

A célebre frase da franquia "Que a Força esteja com você" originou o trocadilho em inglês que marca sua comemoração, passando de "May the force be with you" para "May the Forth" (quatro de maio).

Nas redes sociais, o astro Mark Hamill, que interpretou o jedi Luke Skywalker, fez questão de lembrar os fãs brasileiros de seu compromisso cívico.

"Tirem o título de eleitor até 4 de maio, jovens do Brasil!", escreveu o ator em português no Twitter na última segunda-feira. "May the 4th be with you... ALL!", completou, em inglês, dizendo para o "quatro" (a Força) estar junto a "todos".

VEJA TAMBÉM:

Último dia para tirar ou transferir título de eleitor; veja como fazer

Revista Time traz Lula na capa: o que foi destaque na reportagem

A postagem foi feita em resposta a um pedido do jornalista brasileiro Márcio Padrão que, por sua vez, fez sua postagem em meio aos comentários de um incentivo do ator Mark Ruffalo, também engajado politicamente, voltado especialmente para o público jovem do Brasil.

"Galera do Brasil! Deem RT aqui com os vídeos que vocês fizeram incentivando outros jovens a tirar o título. Vou repostar cinco vídeos antes da data limite de 4 de maio. Vamos bombar essa campanha! A democracia e o planeta saem ganhando", escreveu Ruffalo no domingo, dia 1º.

A partir desse post, o ator que encarna o Hulk na saga dos Vingadores produzida pela Marvel,  repercutiu internacionalmente a paródia de uma cena icônica de Meninas Malvadas, do influenciador digital Raphael Vicente, que já havia viralizado entre usuários brasileiros de redes sociais.

Ruffalo também compartilhou em seu perfil no Twitter uma postagem de fãs do BTS, conhecidos como armys, mostrando como ocorreu uma campanha em seis capitais brasileiras para incentivar jovens a votarem nas eleições de outubro. Ele comentou ainda a reação de Hamill a seu post.

"É por isso que ele é um Mestre Jedi", disse Ruffalo em inglês, completando com as hashtags #OlhaOBarulhinho e #MayThe4th, numa publicação na segunda-feira.

No dia seguinte, véspera do encerramento do prazo de regularização do título de eleitor, Hamill voltou a destacar a importância do voto, convidando os adolescentes de 16 e 17 anos, cuja participação eleitoral no Brasil é opcional, a se registrarem para as eleições de 2022.

"Você não precisa ser um Mestre Jedi para saber que o prazo para registrar [o título de eleitor] no Brasil é amanhã", afirmou ele na terça-feira, dia 3, também aproveitando para usar a hashtag #MayThe4th.

VEJA TAMBÉM: 

Meio-ambiente, aborto, emprego: o que pensam os jovens nas eleições

Kassab diz que Ciro Gomes 'é a única terceira via' e não descarta aliança

De acordo com o TSE, foram realizados mais de 1 milhão de atendimentos a eleitores pelos sistemas Título Net e Elo entre segunda-feira e o início da tarde desta terça-feira. Houve 640 mil solicitações de forma virtual (Título Net) e 527 mil requerimentos de alistamentos eleitorais nos cartórios, o que totaliza 1,167 milhão de atendimentos em 36 horas.

"Todos os eleitores que solicitarem a emissão, transferência ou regularização do título até as 23h59 de quarta-feira, 4, terão os pedidos analisados e decididos em tempo hábil pela Justiça Eleitoral. O andamento da solicitação pode ser acompanhado pela internet na página do TSE", informou o tribunal.

Pelo calendário eleitoral, o quantitativo final de eleitores aptos a votar, por município, será divulgado no dia 11 de julho.

Como regularizar o título de eleitor pela internet?

Na primeira página, informe o estado no qual reside e, na janela seguinte, após selecionar "título de eleitor", marque a opção "não tenho". Alguns dados serão solicitados como nome completo, e-mail, número da carteira de identidade e local de nascimento. É preciso enviar os seguintes documentos:

- Documento oficial de identificação;

- Comprovante de residência atualizado;

- Uma foto tipo selfie segurando o documento de identificação;

- Para os homens com idade entre 18 e 45 anos, é preciso enviar o comprovante de quitação com o serviço militar.

Após o envio, os documentos serão analisados pela Justiça Eleitoral. As fotos devem estar legíveis para a solicitação ser feita. Um cartório eleitoral receberá as informações, e o acompanhamento do requerimento deve ser feito pelo site.

Vale lembrar, contudo, que todos os procedimentos relativos ao título de eleitor, incluindo a emissão do documento pela primeira vez, podem ser realizados inteiramente online, sem a necessidade de sair de casa, por meio do Atendimento Online ao eleitor.

Por meio da internet é possível, por exemplo, pagar multas eleitorais atrasadas e solicitar a revisão de dados no caso de título cancelados. De acordo com a Justiça Eleitoral, mais de 6 milhões de títulos foram cancelados de 2018 a 2021.

Isso pode acontecer, por exemplo, quando o eleitor não comparece à votação nem justifica a ausência por três eleições consecutivas, apesar de se enquadrar nos critérios de obrigatoriedade do voto.

Contudo, quem teve o título cancelado por ter faltado à revisão do eleitorado e à coleta de biometria em seu estado não precisa se preocupar. No mês passado, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu os efeitos do cancelamento devido à continuidade da pandemia de covid-19. Dessa maneira, os eleitores nessa situação poderão votar normalmente em outubro.

Como checar se o título está regular?

Para verificar e resolver pendências relativas ao título, o eleitor deverá ter em mãos documentos como cadastro de pessoa física. Em alguns casos é necessário tirar fotos de rosto e de documentos, entre eles RG e comprovante de residência, para solicitar determinados procedimentos. Todas as informações estão disponíveis no portal da Justiça Eleitoral.

O prazo limite para emitir ou modificar informações relativas ao título de eleitor é decorrente da Lei das Eleições, que prevê o fechamento do cadastro eleitoral 150 dias antes do pleito. Neste ano, a data do fechamento é 5 de maio.

Como mudar o local de votação?

Para quem quer transferir o título, basta acessar a aba de Atendimento ao Eleitor, escolher o item desejado e preencher os dados requisitados. Em caso de transferência do domicílio eleitoral, é preciso residir há pelo menos três meses no novo município e já ter um ano de cadastro como eleitor no TSE ou da última transferência do título. No caso de moradia fixa no exterior, a solicitação precisa ser feita no consulado ou na embaixada do Brasil.

Para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida que queiram votar em outra seção ou local de votação, é preciso comparecer entre o dia 18 de julho e 18 de agosto em um cartório eleitoral para realizar o pedido.

No dia 11 de julho, o TSE divulgará o número oficial de eleitores considerados aptos a votar nas eleições de 2022, e entre 5 de julho e 3 de agosto, os juízes eleitorais deverão nomear os eleitores que serão mesários e darão apoio logístico nos locais de votação.

Após as eleições, aqueles que não tiverem votado no primeiro turno têm até o dia 1º de dezembro para apresentar a justificar a ausência no portal online do TSE ou no próprio cartório eleitoral.

VEJA TAMBÉM:

Arctic Monkeys em Curitiba e Rio de Janeiro: Veja como comprar ingressos

Caso Madeleine McCann: investigadores anunciam novas provas

Vai assistir Doutor Estranho 2? Veja o que dizem as primeiras críticas

Jogos de futebol hoje, quarta-feira, 4; onde assistir ao vivo e horários

Acompanhe tudo sobre:Atores e atrizesEleições 2022Star Wars

Mais de Pop

Que horas começa o BBB 25? Veja o horário deste sábado, 18

Que horas começa a prova do anjo no BBB 25? Saiba como assistir ao vivo

'Ruptura': 2ª temporada estreia nesta sexta e terá episódios semanais; veja o calendário

‘Ruptura’: série retorna com Gen Z, nova liderança no escritório e adições no elenco