João Carlos Martins: maestro revela diagnóstico de câncer de próstata (Wikpedia/Divulgação)
Redação Exame
Publicado em 27 de abril de 2025 às 15h24.
O maestro João Carlos Martins, de 84 anos, foi diagnosticado com câncer de próstata em março deste ano. O tumor, descrito como agressivo, exigiu uma cirurgia de emergência que durou 4h20 e foi classificada como "operação de guerra" pelo próprio artista.
Em entrevista à Folha de São Paulo, Martins relatou que o pós-operatório foi o momento mais dramático de sua vida. Apesar das dificuldades, o maestro já retomou os preparativos para apresentações programadas no Brasil e nos Estados Unidos.
O diagnóstico surgiu às vésperas de uma data marcante na carreira do músico. No dia 9 de maio, ele sobe ao palco em Nova York para sua 30ª apresentação na cidade, onde estreou internacionalmente em 1962. Antes disso, apresenta o repertório da turnê em um concerto na Sala São Paulo, em 30 de abril.
Espírita, Martins afirmou estar preparado para os desafios futuros, inclusive para "outros voos após a morte". Em sua visão, inicia agora uma nova fase focada na construção de um legado na educação musical.
O câncer de próstata é um tumor que se desenvolve na próstata, glândula localizada abaixo da bexiga e responsável pela produção de parte do sêmen. Segundo o Ministério da Saúde, na maioria dos casos, o crescimento é lento, mas o tumor pode evoluir rapidamente e se espalhar para outros órgãos.
No Brasil, a doença é a segunda principal causa de morte entre homens, conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA).
Entre os fatores de risco estão:
Idade avançada
Histórico familiar de câncer de próstata antes dos 60 anos
Sobrepeso e obesidade
Nos estágios iniciais, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas. Quando surgem, os sinais mais comuns incluem:
Dificuldade para urinar
Jato de urina enfraquecido
Necessidade frequente de urinar, inclusive à noite
Sangue na urina
Demora para iniciar ou finalizar a micção
A detecção precoce é fundamental para o tratamento eficaz da doença.