Pop

Fernanda Montenegro: as 12 melhores frases da atriz brasileira

Reconhecida internacionalmente e primeira brasileira indicada ao Oscar, artista se tornou um ícone da dramaturgia mundial

Fernanda Montenegro: as melhores frases da atriz brasileira (Leila Fugii/Divulgação)

Fernanda Montenegro: as melhores frases da atriz brasileira (Leila Fugii/Divulgação)

Luiza Vilela
Luiza Vilela

Repórter de POP

Publicado em 29 de abril de 2025 às 10h51.

Tudo sobreFernanda Montenegro
Saiba mais

O cenário brasileiro de cinema tem, entre seu elenco, um nome especial: Fernanda Montenegro. Com uma carreira que atravessa décadas de dedicação à arte cênica e cinematográfica. Com uma trajetória marcada por interpretações memoráveis, ela conquistou os palcos, as telas e o coração do público — e teria conquistado o primeiro Oscar, em 1999, pelo icônico trabalho em "Central do Brasil".

Reconhecida internacionalmente, a atriz se tornou um ícone do teatro brasileiro e da dramaturgia mundial. Sempre com uma intensidade única em seus papéis, seja no teatro, no cinema ou na televisão, sua habilidade de imergir nas personagens, com profundidade e complexidade, é uma marca registrada de seu estilo.

Para além do trabalho nas telonas e nos palcos, a atriz também marcou gerações com os livros que escreveu — as autobiografias sobre sua extensa e longa trajetória. Separamos abaixo as 12 frases mais icônicas deles, que refletem ensinamentos da maior atriz brasileira do século. Confira:

15 frases memoráveis de Fernanda Montenegro

  1. O teatro e a educação devem caminhar juntos; educar não é só ensinar a ler e escrever, é ensinar a pensar e sentir mundo de outras formas.
  2. Tenho um otimismo realista, porque a condição humana é falha. Todos nós somos atores nesse palco que é o mundo.
  3. Se me incomodasse tanto o ser humano me solicitando, eu deixaria de me exibir, ficaria dentro de minha casa e procuraria um trabalho num laboratório de pesquisas químicas, por exemplo.
  4. Eu penso na finitude, porque está perto. Tenho menos tempo adiante do que aquele que já passou. E isso não é uma festa. Na hora de ir, eu vou ter pena. Eu gosto muito da vida, o que eu vou fazer?
  5. Esta palavra, “velha”, bem, deveriam inventar outra porque ela já vem contaminada de coisas como a decadência, a finitude. Os velhos são produtivos, apesar de terem uma sociedade que só cultua o novo.
  6. ⁠A gente tem que se conduzir na vida e tem que ter fôlego e tem que ter sonho. A vida é sonho. Então se é sonho, a gente tem que realizar o sonho com o nosso fôlego.
  7. A consciência da morte é constante, diária, a cada segundo. Não é se conformar, é tentar aceitar, porque vai vir. O que vamos fazer? Ninguém é eterno.
  8. Como artistas criadores, nós somos representantes de uma cultura altamente referencial, mas abaixo da linha do Equador. De vez em quando nós conseguimos atravessar essa linha e temos o reconhecimento internacional do nosso talento amplo e irrestrito.
  9. Um dos conceitos do existencialismo é que a última palavra é sempre do acaso.
  10. Investir em cultura não é caridade: é uma parceria que ajuda a projetar o Brasil internacionalmente.
  11. Embora a realidade política seja eternamente destrutiva, dei e dou graças a Deus por ter como solo a América do Sul.
  12. Era a Nossa Senhora da minha infância, do quadrinho na parede, da medalhinha. A propósito, sou mariana - com muita unção - porque vejo em Maria a primeira feminista poderosamente atuante ao dar a Deus a permissão de lhe gerar um filho nas entranhas: "Faça em mim segundo a Sua vontade"
Acompanhe tudo sobre:Fernanda MontenegroAtores e atrizesCinemaFilmesFilmes brasileiros

Mais de Pop

Sessão da Tarde hoje: qual filme vai passar na TV Globo nesta terça-feira, 29

Governo Federal estabelece ponto facultativo na sexta-feira; veja como vai funcionar

45 anos sem Hitchcock: os 10 filmes do diretor que mudaram a história do cinema

Com apenas 26 anos, maior youtuber do mundo tem uma fortuna de mais de US$ 1 bilhão