Júpiter e seus satélites: planeta se junta a Marte, Vênus e Saturno em alinhamento raro (Getty Images/Getty Images)
Carla Aranha
Publicado em 20 de abril de 2022 às 10h22.
Última atualização em 21 de abril de 2022 às 14h34.
No último domingo, dia 17, começou a se formar um fenômeno raro entre os corpos celestes, que poderá ser observado durante o feriado -- o planeta Júpiter se moveu em direção ao horizonte leste, próximo a Vênus, em alinhamento com Marte, ao Sul, e Saturno. Segundo a NASA, as órbitas dos planetas ao redor do Sol estão entrando em um momento de conjunção. O evento poderá ser visto durante todo o feriado de Tiradentes e deverá estar visível até por volta do dia 25.
"Júpiter já pode ser observado logo antes do amanhecer, formando um quarteto de planetas em uma única linha diagonal no céu", disse a NASA em comunicado.
O momento ideal para assistir ao fenômeno é entre os dias 23 e 25, cerca de 45 minutos antes do nascer do Sol -- os telescópios devem estar virados em direção ao Sudeste, mas o fenômeno também pode ser visto a olho nu, caso o céu não esteja nublado.
LEIA TAMBÉM:
Mars & Saturn meet. https://t.co/e58JYJVzRz Early risers will have no doubt witnessed Mars and Saturn passed very close to one another over recent days. Here is the view on April 4th. Note the distinct colour differences between them. pic.twitter.com/BaEusab9jk
— Damian Peach (@peachastro) April 5, 2022
Na semana que vem, a cereja do bolo deve aparecer: entre os dias 25 e 27, a Lua deverá se unir à conjunção dos planetas -- no dia 29, o satélite se afasta novamente. Por volta do dia 30, Vênus e Júpiter deverão se aproximar, em uma aparente rota de colisão, até começarem a se afastar.
O fenômeno é considerado incomum pela quantidade de planetas envolvidos. E, segundo os astrônomos, trata-se de um evento observado apenas a cada cinco ou dez anos.