Pop

Elon Musk quer abrir uma universidade — e já escolheu até (polêmico) nome

Novo desejo do CEO da SpaceX e da Tesla pode soar contraditório para quem acompanha seus tuítes e declarações

Musk: bilionário tem um novo desejo — que pode ser considerado um tanto quanto inusitado (Bloomberg / Colaborador/Getty Images)

Musk: bilionário tem um novo desejo — que pode ser considerado um tanto quanto inusitado (Bloomberg / Colaborador/Getty Images)

Mariana Martucci

Mariana Martucci

Publicado em 1 de novembro de 2021 às 20h13.

Última atualização em 1 de novembro de 2021 às 20h22.

O mais novo desejo de Elon Musk, o homem mais rico do mundo, pode soar contraditório para quem acompanha as falas um tanto quanto polêmicas do CEO da SpaceX e da Tesla.

No ano passado, Musk havia afirmado que "você não precisa da faculdade para aprender coisas, tudo está disponível basicamente de graça". A Tesla faz parte de um grupo de grandes empresas de tecnologia, como Apple, Google e Netflix, que não exigem diploma específico para as vagas de emprego. Em fevereiro de 2020, Musk chegou a afirmar que "não se importa se um candidato sequer acabou o ensino médio". Em vez disso, o bilionário investe em coisas "excepcionais" que as pessoas podem fazer.

  • Está na hora de sair do emprego ou vale a pena continuar? Invista na sua carreira. Assine a EXAME.

Seguindo na mesma linha, o CEO da Tesla chegou a criticar MBAs. Durante uma entrevista em fevereiro deste ano, ele afirmou que acredita que essa modalidade de formação é "superestimada". Na visão de Musk, obter um diploma não é suficiente para assumir cargos de liderança — mesmo que ele tenha se formado em física pela Universidade da Pensilvânia e em economia pela Wharton School. 

Porém, o bilionário também vê algum tipo de valor no ensino superior. Segundo ele, a formação acadêmica consegue testar a capacidade das pessoas para se dedicar a tarefas difíceis — "especialmente a lição de casa chata".

O outro grande valor que Musk destaca na graduação é o networking. "Eu acho que a universidade é para se divertir e para provar que você sabe executar suas tarefas", afirmou.

Agora, sua vontade é abrir sua própria universidade, no estado do Texas (EUA). E a grande polêmica da vez é o nome que o bilionário teria escolhido para a possível instituição de ensino: Instituto de Tecnologia e Ciência do Texas. Até aí pode parecer normal, porém, a tradução em inglês seria Texas Institute of Technology & Science, ou TITS quando abreviado.

Nos Estados Unidos, a palavra "tits" é uma maneira vulgar para se referir a "mamilos". Para Musk isso provavelmente não seria um problema, já que ele mesmo afirmou que sua universidade será "mundialmente admirada".  Se tudo isso é verdade a gente — ainda — não sabe.

Acompanhe tudo sobre:Elon MuskFaculdades e universidadesTesla

Mais de Pop

Gladiador 2: o que realmente aconteceu e o que é apenas ficção no filme

Elon Musk, Bezos e Zuckerberg: qual é o signo dos mais ricos do mundo

Gato de Schrödinger: é possível estar vivo e morto ao mesmo tempo? Entenda teoria

'Amor da Minha Vida': Bruna Marquezine encara papel +18 no Disney+; veja entrevista