Charles e Diana no chamado "casamento do século" em 1981 (Tim Graham Photo Library/Getty Images)
Redação Exame
Publicado em 9 de abril de 2024 às 14h16.
Última atualização em 9 de abril de 2024 às 14h29.
Elizabeth Emanuel tinha o maior desafio de sua carreira: desenhar um vestido de noiva para Diana Spencer, de 20 anos, antes de seu casamento com o então príncipe Charles, em 1981.
"Eu era um pouco neurótica e pensava: 'O que acontecerá se alguém invadir e roubar o vestido, se algo derramar, se houver um incêndio ou se ele for roubado? Então pensei: 'Vou fazer um vestido reserva'", falou a estilista à Vanity Fair.
E foi exatamente isso que ela e seu agora ex-marido, David Emanuel, fizeram: começaram a desenhar um vestido diferente do agora icônico vestido marfim de Diana, com sua longa cauda e a combinação véu e tiara.
"Eu só pensei: 'Se acontecer alguma coisa, vamos terminá-lo e deixá-lo pronto'", disse Elizabeth sobre o vestido, que tinha mangas com babados e deixava de fora os intrincados enfeites bordados a mão e a cauda de catedral que o vestido final apresentava. Ele também era de um branco mais verdadeiro do que o vestido marfim de Diana.
E o que aconteceu com esse vestido secreto? "Provavelmente foi reutilizado, rasgado, jogado fora, quem sabe?", falou Elizabeth.
Agora, usando esboços e miniaturas antigas, a estilista deu vida ao vestido que nunca existiu. Ele será exibido no museu virtual interativo da Princesa Diana.
Décadas após o casamento, o divórcio do casal em 1996 e a morte de Diana, o apetite por qualquer coisa relacionada ao casamento de Diana nunca diminuiu. Em 2022, um pedaço de bolo de frutas com 40 anos guardado das celebrações, foi colocado em leilão.