Pop

12 personagens que mudaram a representação feminina na cultura pop

O entretenimento de filmes e séries já foi um ambiente pouco amigável às mulheres, mas isso vem mudando

Dia das Mulheres: veja a lista de mulheres inspiradoras na cultura pop (LucasFil/ Sunset Boulevard/Corbis/Getty Images)

Dia das Mulheres: veja a lista de mulheres inspiradoras na cultura pop (LucasFil/ Sunset Boulevard/Corbis/Getty Images)

Luiza Vilela
Luiza Vilela

Repórter de POP

Publicado em 8 de março de 2023 às 17h37.

Última atualização em 16 de março de 2023 às 12h47.

No dia 8 de março, comemora-se o Dia Internacional da Mulher. A data, criada no início do século 20, é um marco de resistência da luta pelo direito de igualdade de gênero, e traz uma série de reflexões sobre o papel das mulheres na sociedade.

Isso porque a discriminação de gênero e o machismo são presentes em todos os âmbitos, inclusive (e principalmente) no consumo da cultura pop. Por anos, a história de filmes, séries, livros e quadrinhos ficou rodeada de preconceitos, em uma sociedade que hoje — ainda bem — já passou por várias mudanças significativas.

É claro que a luta continua: mesmo com avanços, ainda há muito pela frente para que a igualdade de gênero seja amplamente alcançada. Mas é bom perceber o quanto algumas coisas mudaram, em especial pela representação feminina no entretenimento.

12 personagens que mudaram a imagem feminina na cultura pop

Em comemoração à data e a essas mudanças, separamos uma lista de 10 personagens da cultura pop responsáveis por uma verdadeira mudança na forma como a sociedade vê o público feminino. Vamos lá:

(Disney/Pixar/Divulgação)

1. Merida (Valente)

Merida é uma habilidosa arqueira e uma filha determinada a trilhar seu próprio caminho na vida, desafiando uma antiga tradição sagrada do reino. No filme “Valente”, ela usa todas as suas habilidades e recursos para desfazer uma terrível maldição antes que seja tarde demais.

Diferente de tantas outras princesas, Merida é uma das poucas personagens femininas que, ainda que inserida em um universo bem mais voltado ao mundo dos homens, não mede esforços para lutar pela própria liberdade. E é capaz de mudar a cultura de sua vila para isso.

(ABC/Divulgação)

2. Annalise Keating (How to Get Away with a Murder)

Não há como negar: a advogada mais poderosa do mundo das séries sem dúvidas é Annalise Keating. Interpretada pela brilhante Viola Davis, a personagem não só expert no próprio trabalho, dona de uma mente visionária, como também carrega uma história de superação sem precedentes.

Além de um símbolo de inteligência, Annalise também fez história na cultura pop por mostrar a força de uma mulher negra que luta para conseguir o que deseja. A personagem é sinônimo de determinação e sabe como enfrentar preconceitos como ninguém.

(The Last of Us/ HBO/Divulgação)

3. Ellie Williams (The Last of Us)

Estrela da nova série de The Last of Us, Ellie está na seleta lista de alguma das mulheres mais fortes e destemidas de toda a cultura pop. Com um histórico de perdas e desafios, a personagem do jogo e agora do seriado da HBO é imparável — e quando fixa sua ideia em algo, persegue seus ideais até o fim.

Além de ser uma personagem não sexualizada dentro de um jogo de videogame (um diferencial importantíssimo para a categoria), Ellie também é uma representação feminina mais próxima da realidade. Ela faz parte da comunidade LGBT, outro ponto importante dentro da narrativa.

mulher-maravilha-bilheteria-cultura-vip

(Divulgação/Fonte padrão)

4. Diana (Mulher Maravilha)

Direto de Themyscira, uma das personagens mais inspiradoras da cultura pop é Diana, a Mulher Maravilha. Figura frequente desde os anos 1940, nos quadrinhos da DC, foi ela a porta de entrada para várias das super-heroínas de hoje.

A própria história dessa deusa (literalmente) é um tanto quanto inspiradora: Diana luta contra forças opressoras, contra deuses da Guerra. É uma das personagens mais fortes do universo no qual está inserida e inspirou milhares de mulheres a lutarem pelos próprios direitos.

Hermione, Harry Potter, Emma Watson, bruxos

(Divulgação/Reprodução)

5. Hermione Granger (Harry Potter)

Em Harry Potter, são várias as personagens que se destacam no mundo bruxo, mas talvez uma das mais fortes seja Hermione Granger. Com ela, desde o início dos anos 2000, várias mulheres compreenderam, mundo afora, que é possível ocupar qualquer espaço e que as conquistas podem vir para qualquer pessoa, basta investir forte nos estudos.

Além de ter uma imensa importância no enredo da franquia, Hermione também é uma das bruxas mais inteligentes de Hogwarts. A personagem é forte, determinada e madura, um equilíbrio entre o trio de ouro.

(Disney/Divulgação)

6. Tiana (A Princesa e o Sapo)

Se tem uma mulher que é a inspiração constante sobre o valor da determinação, ela sem dúvidas é Tiana. Em A Princesa e o Sapo, a personagem tem seu objetivo desde o início: construir seu próprio restaurante. Os desafios são imensos, várias coisas acontecem no meio do caminho, mas apesar de toda dificuldade, ela não desiste do objetivo.

Outro ponto importantíssimo desse filme é que, além de conquistar seu sonho, a personagem também mostra que não é necessário abrir mão de outras coisas importantes para atingir seus os objetivos. Dona de um restaurante, Tiana também fica com o "príncipe encantado", rodeada de amigos e da família.]

7. Princesa Leia (Star Wars)

Na hora de falar dos clássicos, é impossível deixar a princesa Leia Organa de fora. Em lutas com sabres de luz, guerras e política em toda as galáxias, a gêmea de Luke Skywalker é um centro de conhecimento, força e legado.

Se nos primeiros três filmes ela mostrou que sabe muito bem se cuidar sozinha, nos seguintes, apareceu como general e deu um show de experiência. Leia é icônica no mundo da cultura pop e foi fundamental para que a franquia de Star Wars tivesse mais representatividade ao longo dos anos.

(JoJo Whilden/Netflix/Divulgação)

8. Sophia Burset (“Orange is the New Black”)

Orange is The New Black é uma série a parte, com não uma, mas várias personagens femininas icônicas. Além de tratar bem melhor da realidade das prisões americanas, com mulheres mais reais também, cada episódio tem um enfoque no histórico das pessoas presas ali. E uma delas se destaca bastante: Sophia Burset.

Sophia, além de ter uma personalidade forte e uma excelente história de superação, também é a única mulher transexual da série. A presença dela é fundamental para a representatividade, assim como um sinônimo de resiliência e perseverança.

Fleabag

Fleabag (Amazon/Divulgação)

9. Fleabag (Fleabag)

A própria construção da série Fleabag já é interessante: essa quebra da quarta parede parece ser quase nata para Phoebe Waller-Bridge. Mas o que cativa na personagem é essa dança que a personagem faz com a realidade e os problemas da vida. Fleabag é uma pessoa imperfeita, mas não deixa de ser empática, de questionar o que não é justo. E pede ajuda quando precisa.

Fora toda a imperfeição de uma pessoa comum, ela comete erros, tem consciência deles, mas segue adiante. É uma representação ideal de que a vulnerabilidade existe para todos, mas que há caminhos para sobreviver, se perdoar e seguir a vida.

Daenerys Targaryen

Daenerys Targaryen (HBO/Reprodução)

10. Daenerys Targaryen (Game of Thrones)

Em um mundo medieval, totalmente tomado pelo machismo, uma figura como Daenerys é um grande alívio. As personagens de Martins são todas bem interessantes, mas Daenerys rouba a cena pela força e pela personalidade também. Diferente de tantas outras "ladys", ela é uma das poucas a de fato não ceder a pressões dos homens que a cercam, assumindo o próprio poder.

Acima da personalidade dura e da força para lidar com um mundo predominantemente masculino, Dany também é uma líder nata, carinhosa quando preciso, firme quando necessário.

(Marvel Studios/ Disney/Reprodução)

11. Okoye (Pantera Negra)

Okoye está entre as guerreiras mais incríveis de todo o universo da Marvel. Eterna servente da família real de Wakanda, é além de forte, símbolo de lealdade. É uma pessoa segura de si, que defende os valores de seu povo e não mede palavras para expressar seus questionamentos.

A disciplina da personagem e seu amor genuíno pelo lugar de onde veio são grandes inspirações.

(Outlander/Starz/Reprodução)

12. Claire Fraser (Outlander)

Entre as mulheres fortes e inspiradoras da cultura pop, Claire Fraser sem dúvidas é uma das que mais chama a atenção. Ela passa por vários desafios e muitos sofrimentos, mas insiste sempre naquilo que deseja. Essa ambição toda faz parte da essência dela, uma verdadeira protetora daqueles que ama, com pulso firme e pronta para qualquer desafio.

Ao mesmo tempo, o que encanta na Claire é que a força e a firmeza não excluem a vulnerabilidade da personagem. Na verdade, torna-a ainda mais forte: ela aprende com os erros e segue em frente.

Acompanhe tudo sobre:DisneySériesFilmesNetflixHBOAmazon Prime Video

Mais de Pop

Gladiador 2: o que realmente aconteceu e o que é apenas ficção no filme

Elon Musk, Bezos e Zuckerberg: qual é o signo dos mais ricos do mundo

Gato de Schrödinger: é possível estar vivo e morto ao mesmo tempo? Entenda teoria

'Amor da Minha Vida': Bruna Marquezine encara papel +18 no Disney+; veja entrevista