Pop

De musical a drama de guerra; veja os 4 filmes favoritos do Papa

Seleção do Papa Leão XIV têm filmes sobre religião, esperança e clássicos premiados

Para Leão XIV: Vaticano promove evento com Hollywood  (Vaticano/Divulgação)

Para Leão XIV: Vaticano promove evento com Hollywood (Vaticano/Divulgação)

Maria Eduarda Lameza
Maria Eduarda Lameza

Estagiária de jornalismo

Publicado em 17 de novembro de 2025 às 19h09.

Última atualização em 17 de novembro de 2025 às 19h15.

Tudo sobrePapa Leão XIV
Saiba mais

O Papa Leão XIV revelou em entrevista ao portal norte-americano Variety quais são seus quatro filmes favoritos. A conversa ocorreu um pouco antes do World of Cinema, evento especial organizado pelo Vaticano no último sábado, 15, com o objetivo de realizar uma aproximação com Hollywood.

O Papa recebeu cerca de 200 profissionais do cinema, entre eles os atores Cate Blanchett, Viggo Mortensen e Monica Bellucci, e o diretor e roteirista americano Spike Lee, que lhe presenteou com uma camiseta do New York Knicks, time da NBA. O Pontífice descreveu a sétima arte como um "laboratório de esperança, um lugar onde o homem pode voltar a olhar para si mesmo e para o seu destino."

Essa não é a primeira vez que o Vaticano realiza um evento parecido. Em 2024, o Papa Francisco também recebeu 100 atores. "Nossa época precisa de testemunhas de esperança, beleza e verdade: vocês, com seu trabalho artístico, podem ser essas testemunhas", declarou Leão XIV aos artistas.

Confira os 4 filmes favoritos do Papa:

A Felicidade Não se Compra, 1946

Dirigido por Frank Capra, o filme fala sobre esperança e acompanha Clarence, um espírito candidato a anjo que recebe a missão de ajudar George Bailey, um homem desiludido que está à beira do suicídio. Clarence salva Bailey e mostra sua importância na vida de muitas pessoas.

O filme está disponível no Prime Video.

yt thumbnail

A Noviça Rebelde, 1965

Outra obra com a temática religiosa, A Noviça Rebelde é um musical clássico de Robert Wise que ganhou o Oscar de Melhor filme. A trama se passa nos ano 30, pouco antes da Segunda Guerra, e mostra uma noviça que não consegue se adaptar as regras do convento. Ela então vai trabalhar como governanta de um capitão viúvo com sete filhos e leva de volta alegria para a casa. 

O filme está disponível na Disney+.

yt thumbnail

Gente Como a Gente, 1980

Também com diversas nomeações e premiações no Oscar, O filme trata de culpa e redenção quando a morte acidental do filho mais velho de uma família coloca uma profunda tensão na relação entre a mãe áspera, o pai atencioso e o filho mais novo que sente que devia ter morrido no lugar do irmão. 

O filme está disponível no Prime Video e na Apple TV.

yt thumbnail

A Vida é Bela, 1997

O longa-metragem italiano é o mais recente da lista do Papa e, apesar de não abordar a temática religiosa de forma direta, também fala sobre esperança e foi amplamente premiado. O filme se passa durante a Segunda Guerra Mundial, na Itália, quando o judeu Guido e seu filho Giosué são levados para um campo de concentração nazista. Afastado da esposa, o pai precisa usar sua imaginação para fazer o menino acreditar que é tudo uma grande brincadeira, com o objetivo de protegê-lo do terror e da violência ao redor.

O filme está disponível no Prime Video.

yt thumbnail

*Com informações da AFP.

Acompanhe tudo sobre:Papa Leão XIVFilmes

Mais de Pop

Jards Macalé morre aos 82 anos, no Rio

Paul McCartney protesta contra IA com música 'silenciosa'

Tom Cruise recebe Oscar honorário após quatro indicações

De Caetano a Carlinhos Brown: tudo sobre o show da Dua Lipa no Brasil