Kate Middleton: rumores sobre a princesa de Gales têm surgido após uma cirugia no abdômen (Chris Jackson - WPA Pool/Getty Images)
Redatora
Publicado em 11 de março de 2024 às 09h08.
Última atualização em 11 de março de 2024 às 14h14.
A princesa de Gales Kate Middleton se desculpou nesta segunda-feira, 11, por uma foto postada no domingo, 10, nas contas oficiais que tem com seu marido, o príncipe William, nas redes sociais. Na foto, ela posa com os três filhos, George, Charlotte e Louis, por ocasião do dia das mães no Reino Unido, comemorado no último domingo.
As agências de notícias Associated Press, Reuters e AFP, que haviam publicado a imagem, indicaram que não reproduziram a foto por indícios de que ela teria sido manipulada, o que Kate admitiu em post no X, antigo Twitter, na conta oficial do casal real.
Leia também: Por que a internet está preocupada com Kate Middleton?
"Como muitos fotógrafos amadores, eu ocasionalmente experimento com edições. Queria expressar minhas desculpas por qualquer confusão que a foto de família que compartilhamos ontem causou. Espero que todo mundo celebrando tenha passado um feliz Dia das Mães", escreveu a princesa.
Like many amateur photographers, I do occasionally experiment with editing. I wanted to express my apologies for any confusion the family photograph we shared yesterday caused. I hope everyone celebrating had a very happy Mother’s Day. C
— The Prince and Princess of Wales (@KensingtonRoyal) March 11, 2024
Em comunicado, a agência AP, que primeiro retirou a foto do catálogo, disse que "após uma inspeção mais detalhada, deu-se a impressão de que a fonte havia manipulado a imagem de uma forma que não atendia aos padrões fotográficos da AP. A foto mostra uma inconsistência no alinhamento da mão esquerda da princesa Charlotte".
A polêmica envolvendo a foto veio em meio a especulações sobre a saúde de Kate. Ela não é vista publicamente desde que passou por uma cirurgia no abdômen em janeiro – a família real não deu detalhes do motivo da cirurgia, mas afirmou que ela ficaria internada por 13 dias e longe dos compromissos reais até a Páscoa. Mas os usuários nas redes sociais estão preocupados depois de uma ausência não programada de seu marido e herdeiro da Coroa britânica, William, no mês passado.
Membros da família real compareceram a um Serviço de Ação de Graças do Rei Constantine da Grécia, segundo primo do Rei Charles e um dos padrinhos de William. No entanto, o príncipe não compareceu, alegando um assunto pessoal.
Com sua ausência e o sumiço de Kate do olhar público, os usuários nas redes sociais passaram a especular sobre a situação. A princesa estava nos trending topics do X, e milhares de pessoas postaram sobre ela no TikTok. "Kate Middleton" também estava em sexto lugar na lista de termos de busca em alta do Google.
Mesmo após especulações, o Palácio de Kensington não divulgou novas fotos ou vídeos da princesa, mas disse que Kate está bem. O Palácio de Kensington não forneceu informações adicionais sobre o procedimento pelo qual Kate passou, embora o palácio tenha dito à Associated Press que a princesa não tem câncer.
O comunicado também dizia que Kate "esperava que suas informações médicas pessoais permanecessem privadas" para ajudar a proporcionar "normalidade" a seus filhos. "A Princesa de Gales voltou para casa em Windsor para continuar sua recuperação da cirurgia", dizia o comunicado compartilhado no Instagram. "Ela está progredindo bem."
No mesmo dia, o Palácio de Buckingham anunciou que o Rei Charles estava retornando para casa depois de passar por um procedimento para um aumento benigno da próstata. Ttestes adicionais revelaram que ele tem câncer. O palácio não divulgou qual forma de câncer ele foi diagnosticado.
O comunicado também dizia que o rei "iniciou um cronograma de tratamentos regulares" e que embora ele ainda trabalhasse em casa, ele "adiará deveres públicos voltados para o público" conforme o conselho médico.
Na ausência de Charles e Kate, William, como próximo herdeiro do trono, se tornou a cara da família real nos eventos oficiais.
Embora ele não esteja assumindo deveres voltados para o público, o Rei Charles ainda foi fotografado algumas vezes desde seu diagnóstico de câncer e o início de seu tratamento. Kate, por outro lado, permaneceu ausente.
William e Kate lançam declarações oficiais juntos desde que se casaram. Uma exceção a esse hábito também chamou a atenção nas redes.
Em 20 de fevereiro, o Palácio de Kensington divulgou uma declaração apenas em nome de William sobre o conflito em Gaza, na qual ele disse que permanece "profundamente preocupado com o custo humano do conflito no Oriente Médio desde o ataque terrorista do Hamas em 7 de outubro."
"Eu, como tantos outros, quero ver o fim dos combates o mais rápido possível", dizia a declaração. "Há uma necessidade desesperada de aumento do apoio humanitário a Gaza."
Além de falar apenas por William, a declaração tinha um selo "W" no topo, em vez da coroa apresentada em mensagens do Príncipe e da Princesa de Gales como uma unidade.