Datena: apresentador tinha contrato com a emissora nos últimos 21 anos (Governo do Estado de São Paulo/ Luis Blanco/Wikimedia Commons)
Repórter de POP
Publicado em 28 de novembro de 2024 às 15h28.
É o fim de uma era: José Luiz Datena, um dos nomes mais conhecidos do jornalismo policial brasileiro, não trabalha mais para a Band. A emissora relatou em comunicado oficial que o apresentador deixou o cargo após 21 anos, "em comum acordo".
O motivo da saída não foi anunciado por nenhuma das partes. Pode ter sido motivado, no entanto, pela incursão do apresentador no mundo político. Datena, filiado ao PSDB, tentou disputar o cargo de prefeito de São Paulo nas eleições de 2024, mas terminou com pouco mais de 1,84% dos votos. Durante a corrida eleitoral, agrediu o adversário Pablo Marçal com uma "cadeirada" em debate ao vivo na Rede da TV.
Datena iniciou sua trajetória na Band em 1996 e, de lá para cá, tornou-se um dos grandes ícones da TV à frente do "Brasil Urgente". A carreira dele na emissora também inclui passagens por programas esportivos e de entretenimento.
O salário de Datena na Band foi outro ponto que gerou especulação. Estima-se que o apresentador recebia cerca de R$ 600 mil mensais em 2024. Em momentos anteriores, já revelou em entrevistas que chegou a receber mais de R$ 1 milhão por mês.
Quando começou a considerar uma possível candidatura, segundo coluna do Terra, o apresentador propôs uma redução de 70% no seu salário para evitar que a remuneração fosse vista como parte de uma estratégia política.
A Band, em sua nota oficial, destacou o "enorme carinho" e os "laços de amizade" com Datena. Leia na íntegra:
"Em comum acordo, Band e o apresentador José Luiz Datena encerram o contrato. Datena comandou com sucesso e grande audiência durante anos o programa Brasil Urgente, assim como participou brilhantemente de coberturas esportivas e programas de entretenimento. A Band reforça o enorme carinho por Datena e os laços de amizade com o profissional, que tem uma trajetória de enorme êxito no Grupo Bandeirantes há mais de 20 anos".
Desde o começo da agenda política de Datena, quem vem apresentando o "Brasil Urgente" na Band é Joel Datena, filho do apresentador.
e