Redação Exame
Publicado em 26 de maio de 2025 às 09h33.
Última atualização em 28 de maio de 2025 às 14h25.
A festa de Corpus Christi será celebrada em 2025 no dia 19 de junho, uma quinta-feira. A comemoração religiosa, de tradição católica, marca a presença real de Jesus Cristo na Eucaristia e, no Brasil, sua adoção como feriado depende da legislação de cada município.
Em 18 capitais brasileiras, a data é oficialmente tratada como feriado municipal, o que garante aos moradores o direito ao descanso — e, para muitos, a possibilidade de um feriado prolongado.
Abaixo, veja quais capitais do país terão feriado em 19 de junho:
Maceió (AL)
Manaus (AM)
Salvador (BA)
Vitória (ES)
Goiânia (GO)
Belém (PA)
Aracaju (SE)
Cuiabá (MT)
Fortaleza (CE)
Campo Grande (MS)
Belo Horizonte (MG)
Curitiba (PR)
Teresina (PI)
Natal (RN)
Porto Alegre (RS)
Boa Vista (RR)
São Paulo (SP)
Macapá (AP)
Em outras capitais, a data pode ser considerada ponto facultativo, dependendo da decisão das prefeituras — o que costuma ser divulgado nas semanas que antecedem a celebração.
A celebração de Corpus Christi refere-se ao momento em que Jesus Cristo partilhou o pão e vinho com seus apóstolos na última ceia antes de ser crucificado. No versículo São Mateus 26:26 da Bíblia, mostra exatamente como foi o último momento de Cristo com seus discípulos.
"E, quando comiam, Jesus tomou o pão, e abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo. E, tomando o cálice, e dando graças, deu-lhe o, dizendo: Bebei dele todos; Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados." - São Mateus 26:26
A data começou a ser comemorada na Idade Média. Segundo a tradição, a origem da data está nas visões da freira agostiniana Juliana de Mont Cornillon (1193-1258), que pediam para a Igreja para celebrar a eucaristia. As visões foram relatadas ao padre Thiago Pantaleão, que veio a se tornar o papa Urbano IV em 1261.
A data foi finalmente instituída após um suposto milagre ter ocorrido em Bolsena, na Itália, quando um hóstia teria escorrido sangue durante a eucaristia, durante o papado de Urbano IV.