Musk: fortuna do bilionário remete ao início da era da internet popular (Paul Hennessy / SOPA Images/Getty Images)
Lucas Agrela
Publicado em 15 de outubro de 2021 às 16h14.
Última atualização em 19 de outubro de 2021 às 16h54.
Com 1,2 trilhão de reais, Elon Musk já é tão rico quanto Warren Buffett e Bill Gates juntos. O CEO da Tesla e da SpaceX recentemente se tornou o mais rico do mundo ao superar a fortuna de Jeff Bezos, fundador da Amazon. Bezos detinha a primeira colocação desde 2017. A fortuna de Musk, de 50 anos, é estimada em 230 bilhões de dólares.
Gates tem fortuna de 130 bilhões de dólares, e é o quarto colocado do ranking dos mais ricos da Bloomberg, enquanto Buffett, em décimo, tem 102 bilhões de dólares.
Musk atingiu o marco de igualar as fortunas dos dois emblemáticos bilionários após uma forte valorização das ações da montadora de veículos elétricos de Musk.
A origem da fortuna de Musk vem dos primórdios dos serviços financeiros na internet, com a X.com, uma empresa de serviços financeiros digitais que foi integrada ao PayPal, cuja missão era ser o maior banco online do mundo.
Antes disso, ainda nos anos 1990, Musk fundou a Zip2 com seu irmão Kimbal. A empresa, que vendia um software de guias urbanos para jornais, foi vendida para a Compaq, em 1999, por 300 milhões de dólares. Para sair do chão com a companhia, Musk e seu irmão tiveram de morar no pequeno escritório da Zip2 e reinvestir os ganhos no negócio.
Desde os anos 2000, Musk foi para a área da mobilidade, tanto a elétrica, com a Tesla, quanto a espacial, com a SpaceX. Musk também faz parte ou criou empresas como a Boring Company, que cava túneis em cidades para melhorar a situação do trânsito, a Neuralink, que trabalha na integração homem-máquina, e a SolarCity, uma companhia de energia solar.