Pop

Chaves em Acapulco: os segredos e as mentiras do episódio que marcou a série

Informações falsas rechearam o imaginário popular sobre os bastidores de um dos capítulos mais marcantes da série

Cena do episódio Vamos todos a Acapulco, do seriado Chaves (YouTube/Reprodução)

Cena do episódio Vamos todos a Acapulco, do seriado Chaves (YouTube/Reprodução)

Luiz Anversa
Luiz Anversa

Repórter

Publicado em 2 de agosto de 2025 às 09h23.

Última atualização em 4 de agosto de 2025 às 10h18.

O episódio em que os personagens de "Chaves" viajam para Acapulco, exibido pela primeira vez em 1977 no México e em 1988 no Brasil, é um dos momentos mais memoráveis da série criada por Roberto Gómez Bolaños.

Este especial não só marcou a transição para uma nova fase do programa, mas também trouxe à tona bastidores interessantes e curiosidades que ilustram o esforço e as dificuldades envolvidas na produção.

O contexto e a viagem a Acapulco (ou Guarujá)

Na trama, os personagens saem da vila para uma viagem à cidade litorânea de Acapulco (no Brasil foi traduzido para Guarujá, embora no primeiro episódio do especial o nome da cidade mexicana foi utilizado), onde se deparam com uma série de confusões típicas do cotidiano de Chaves. O episódio tem uma característica diferenciada por seu cenário mais amplo e pela interação entre os personagens fora da vila. A viagem foi, na verdade, um marco tanto para os personagens quanto para a produção, que buscava inovar e criar um conteúdo especial para o público.

Bastidores e desafios

A gravação em Acapulco não foi simples. A equipe de produção enfrentou desafios logísticos, incluindo a necessidade de transportar todo o elenco e a equipe técnica para um local fora dos estúdios habituais, o que implicou em uma série de adaptações. Para manter a característica de Chaves, as gravações eram realizadas em locais ao ar livre, o que exigiu uma preparação mais intensa em relação à iluminação e ao controle do som.

Fofocas da gentalha

O que muitas pessoas não sabem é que, por trás das câmeras, a gravação desse episódio coincidiu com a confirmação do relacionamento entre Roberto Gómez Bolaños e Florinda Meza (a Dona Florinda). O caso, que começou a se tornar público durante as gravações de Chaves em Acapulco, teve grande impacto, tanto no elenco quanto na dinâmica da produção. Os dois já teriam "pulado a cerca" no Chile, no mesmo ano, durante turnê pelo país.

Embora Roberto Gómez Bolaños já fosse um nome consolidado na indústria televisiva, foi apenas durante as gravações desse episódio que o relacionamento com Florinda Meza ganhou notoriedade. Na época, Bolaños era casado com Graciela Fernández, mas começou a desenvolver uma relação mais próxima com Meza, noiva do então diretor Enrique Segoviano, que dirigiu muitos episódios dos seriados de Bolaños.

Hotel da Televisa?

Por muitos anos foi divulgada a teoria de que o dono da Televisa e magnata mexicano, Emilio Azcárraga Milmo, teria comprado o hotel, e pedido para a equipe do Chaves fazer um episódio lá para promovê-lo. Não há qualquer documento ou declaração que prove essa ligação do local com o dono da rede de televisão.

Hotel Emporio Acapulco, local das gravações do famoso seriado mexicano

A verdade é que o Hotel Continental, hoje Emporio Acapulco, foi o primeiro arranha-céu de uma das avenidas mais famosas de Acapulco. Sua construção começou em 1953 em uma propriedade afastada da zona hoteleira da cidade e pertencia à empresa La Joya de Acapulco, de Miguel Alemán Valdés, ex-presidente mexicano. Redes como Hilton e Hyatt chegaram a operar o espaço, de acordo com informações do livro Origen y evolución del Turismo en Acapulco, de Francisco R. Escudero

A despedida de Quico?

Outro boato é que esse episódio marcou o fim da trajetória de Carlos Villagrán, ator de Quico, no seriado. Não é verdade. Realmente Villagrán estava se afastando do elenco, negociando contratos particulares, shows solo etc. Ele e Bolaños já não estavam se dando bem, pois Villagrán entendia que seu personagem fosse "grande demais" para ficar preso às histórias de Chaves.

O fato é que o último episódio que o Quico de fato gravou foi "A escolinha do Professor Girafales", no final de 1978. A saga em Acapulco aconteceu um ano antes. A confusão se deu porque a Televisa reprisou os episódios de Acapulco no final do ano da saída de Villagrán e muitos entenderam que a música "Boa noite, vizinhança" fosse uma despedida e homenagem ao ator, o que também não é verdade.

Furacão destruiu parte do hotel


O famoso hotel foi bastante atingido pelo furacão Otis que atingiu a cidade em outubro de 2023, com ventos que chegaram a 265 km/h. A governadora da região afirmou na época que 80% da costa da região foram afetados.

O Emporio Acapulco foi reaberto em janeiro do ano passado.

Acompanhe tudo sobre:SériesMéxico

Mais de Pop

Sessão da Tarde hoje: qual filme vai passar na TV Globo nesta quarta-feira, 8

15 de outubro é feriado em 2025? Veja quem poderá tirar folga na data

Quem matou Odete Roitman? Veja aposta do público, segundo enquete da EXAME Pop

Deezer anuncia benefício exclusivo para assinantes da Chippu