O Auto da Compadecida 2: longa é estrelado por Selton Mello e Matheus Nachtegaele (CCXP/Divulgação)
Repórter
Publicado em 2 de dezembro de 2023 às 22h28.
Última atualização em 3 de dezembro de 2023 às 21h05.
Neste sábado, 2, o terceiro dia da CCXP 2023 foi sacudido com grandes novidades do mundo do cinema, especialmente com a presença do elenco de "O Auto da Compadecida 2".
Dirigido por Guel Arraes (o mesmo diretor do longa de 2000), o novo filme traz novamente Selton Mello e Matheus Nachtergaele nos papeis de Chicó e João Grillo, respectivamente. Desta vez, a personagem de Nossa Senhora Aparecida é interpretada por Taís Araújo.
O "Auto da Compadecida 2" se passará 25 anos após o filme original e mostrará como a cidade de Taperoá, no sertão nordestino, mudou ao longo do tempo e continua sendo agitada pelas aventuras da dupla de amigos.
"Passou 20 anos, os personagens envelheceram, mudaram características, mas o lado palhaço deles permanece. Porque o palhaço é o lado criança da pessoa. E o Chicó está muito mais galã", disse Nachtergaele.
No palco Thunder, os atores apresentaram o primeiro teaser do filme. Nas breves cenas apresentadas, percebe-se sequência manterá a mesma atmosfera da obra cinematográfica baseada na peça de Ariano Suassuna. As imagens surpreenderam o público por resgatar vários elementos característicos de "O Auto da Compadecida", como as confusões, o humor e a relação lúdica com o questões espirituais.
Entre os amantes do cinema, "O Auto da Compadecida" é considerado um dos melhores filmes nacionais. Para Selton Mello, o apego do público com a produção original foi algo inesperado na época e, agora, a proposta de trazer essa história novamente para as telas é uma grande surpresa.
"Não imaginavam que estavam produzindo um verdadeiro fenômeno", declarou Selton. Já Naschtergaele disse, emocionado: "Todo sorriso que me dão nesses últimos 25 anos, sei que é pouco devido ao João Grilo".
Outra figura icônica de "O Auto da Compadecida" é Nossa Senhora que, anteriormente, foi interpretada por Fernanda Montenegro. Desta vez, a santa volta ao cinema com Taís Araújo, que revelou ter consultado a antiga dona do papel.
"Eu conversei com a Dona Fernanda. A gente conversou muito sobre Nossa Senhora e as diversas representatividades. Não é uma substituição. É uma outra Nossa Senhora. Não dá pra substituir Fernanda Montenegro".
Além de Selton, Nachtergaele e Taís, o elenco do filme traz outros nomes para novos personagens, que prometem enriquecer a trama.
Eduardo Sterblitch assumirá o papel de Arlindo, um comerciante e poderoso radialista, enquanto Humberto Martins interpretará o Coronel Ernani. Fabiula Nascimento dará vida a Clarabela, Luis Miranda será Antônio do Amor, Juliano Cazarré atuará como Omar, e Luellem de Castro representará Iracema. Além deles, o elenco da sequência contará com os retornos de Virginia Cavendish, que voltará como Rosinha, esposa de Chicó, e Enrique Diaz, que reassumirá o papel do cangaceiro Joaquim Brejeiro.
A feira começa no dia 30 de novembro e vai até o dia 3 de dezembro de 2023. Como nos demais anos, a CCXP acontece no São Paulo Expo.
O funcionamento da CCXP funcionará em diferentes horários nos quatro dias de evento (e Spoiler Night). Veja abaixo:
• Sábado (2): das 12h às 21h;
• Domingo (3): das 12h às 20h;
Como nos anos anteriores, a CCXP fica será no São Paulo Expo, que fica na Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, bairro Vila Água Funda, da cidade de São Paulo. É possível chegar de metrô, saindo pela estação Jabaquara — do metrô até o pavilhão existe uma caminhada de pelo menos 20 minutos. Ha também um ônibus (linha 605A-10) que chega mais próximo do evento.
A CCXP também oferece um translado gratuito, de ida e volta, que sai da estação Santos-Imigrantes (Linha 2- Verde) do metrô até o São Paulo Expo, durante todos os dias de CCXP das 8h às 23h. No local do evento também há estacionamento pago, a partir dos R$ 70 (pelo período de 12h).