Pop

Carro 'aquático' viraliza nas redes ao registrar 80km/h

A Capitania dos Portos esclareceu que o equipamento é, na verdade, uma embarcação do tipo "jet boat"

Carro aquático na Bahia chama a atenção de banhistas (Reprodução)

Carro aquático na Bahia chama a atenção de banhistas (Reprodução)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 21 de julho de 2025 às 20h57.

Um carro aquático atraiu a atenção dos banhistas na praia da Ribeira, em Salvador, no último final de semana. Imagens do veículo amarelo navegando pela Baía de Todos-os-Santos se espalharam rapidamente nas redes sociais, gerando curiosidade entre os baianos sobre o verdadeiro funcionamento da embarcação.

Segundo o empresário Davi Mattedi, dono de uma loja de aluguel de veículos aquáticos, a embarcação combina o motor de uma moto aquática com a estrutura de um automóvel.

Quando a embarcação foi trazida para a Bahia, passou por três meses de reforma, período em que sua estrutura e motor foram modificados.

Quer passear?

Quem se interessou pelo automóvel "aquático", pode alugar o veículo. O valor divulgado nas redes sociais é de R$ 150 por pessoa, com duração de 15 minutos, sendo exigido que um funcionário da empresa seja o responsável pela condução do veículo.

Em comunicado, a Capitania dos Portos esclareceu que o equipamento, popularmente conhecido como "carro aquático", é na verdade uma embarcação do tipo "jet boat". Essa categoria é designada para lanchas com propulsão por jato d'água, ejetado pela parte traseira da embarcação.

A Capitania informou ainda que, no caso da embarcação, as modificações realizadas não afetam as características de navegabilidade e propulsão previstas para esse tipo de embarcação.

O "carro aquático" está legalizado para navegação e está registrado na Capitania dos Portos de Alagoas. No entanto, a embarcação está classificada para uso exclusivo em atividades de esporte e recreio, não tendo autorização para realizar passeios turísticos ou transporte remunerado de passageiros.

Capitania dos Portos rejeita atividade

A Capitania dos Portos enfatizou que, caso o estabelecimento deseje oferecer esse tipo de serviço, ele precisará solicitar uma reclassificação da embarcação junto à instituição.

A embarcação deverá cumprir todas as exigências estabelecidas pelas normas da autoridade marítima e estará sujeita às ações de fiscalização do tráfego aquaviário realizadas pela Capitania dos Portos da Bahia.

A Capitania também informou que o "carro aquático" foi abordado por inspetores navais durante uma ação de fiscalização, mas, na ocasião, não foram identificadas irregularidades quanto à documentação, habilitação do condutor ou condições de navegabilidade.

Acompanhe tudo sobre:CarrosBahia

Mais de Pop

Do Mickey ao império de US$ 219 bilhões: como a Disneylândia fez da Disney um sucesso global

Novo CEO da Astronomer classifica como 'surreal' caso envolvendo antecessor em show do Coldplay

Como serão os palcos do The Town 2025? Confira as novidades da 2ª edição do festival

Malcolm-Jamal Warner, ator de 'The Cosby Show', morre aos 54 anos