Pop

Cachorro não quer tomar remédio? Conheça 7 maneiras para dar comprimido ao pet

Nessa situação, o dono do animal deve ter paciência, cuidados e conhecimentos de algumas técnicas

Cachorro: animal tende a rejeitar medicamento por não estar acostumado a ingeri-lo (Katerina Sergeevna/Getty Images)

Cachorro: animal tende a rejeitar medicamento por não estar acostumado a ingeri-lo (Katerina Sergeevna/Getty Images)

Edicase
Edicase

Agência de notícias

Publicado em 3 de agosto de 2023 às 09h00.

Dar remédio em comprimido para o cachorro pode ser uma tarefa desafiadora, especialmente quando o animal não está acostumado a ingeri-lo dessa forma. No entanto, com paciência, cuidado e algumas técnicas adequadas, é possível administrar o medicamento de forma eficaz e sem causar estresse ao cão. A seguir, confira algumas dicas úteis para dar remédio em comprimido para o seu cachorro!

1. Consulte o veterinário

Antes de administrar qualquer medicamento ao seu cachorro, é fundamental consultar um veterinário. Somente um profissional de saúde animal pode indicar o remédio adequado e a dosagem correta para o seu cão, levando em consideração seu estado de saúde e peso.

De acordo com Valéria Natascha Teixeira, médica veterinária e professora do curso de Medicina Veterinária da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), o uso de medicamentos inadequados e em doses erradas pode não funcionar para o animal, mascarar problemas de saúde ou desencadear efeitos graves, como gastrite, lesão renal, hepática e, inclusive, levar à morte.

2. Utilize a técnica “esconder o comprimido”

Uma das maneiras mais comuns e eficazes de dar comprimidos aos cães é escondê-los em alguma comida saborosa para o animal, como na ração ou no patê para cachorro. Se optar por outro tipo de comida, certifique-se de que o alimento escolhido seja seguro e adequado para o seu pet.

3. Triture ou esmague o comprimido

Se o cão for relutante em engolir o comprimido inteiro, você pode triturá-lo ou esmagá-lo e misturá-lo com a comida. Lembre-se de verificar com o veterinário se você pode fazer isso com a medicação, pois alguns comprimidos têm revestimentos especiais que garantem sua liberação controlada no trato digestivo.

4. Ofereça como recompensa

Se o seu cão for receptivo a truques e comandos, você pode administrar o comprimido como uma recompensa. Peça ao cão para sentar ou dar a pata e, depois que ele fizer o comando, ofereça o comprimido escondido em algum petisco.

5. Use um aplicador de comprimidos

Se o seu cão for muito resistente a engolir o comprimido, você pode usar um aplicador de comprimidos, que é um dispositivo projetado para ajudar a colocar o remédio na garganta do cão e estimular o reflexo de deglutição.

6. Divida o comprimido

Se o comprimido for muito grande para o tamanho do cachorro, você pode dividi-lo em partes menores, sempre garantindo que a dosagem seja correta. Algumas farmácias ou clínicas veterinárias oferecem a opção de comprimidos fracionáveis.

7. Ofereça água após a administração

Após a administração do comprimido, ofereça água ao seu cachorro para ajudar na deglutição e garantir que o remédio desça adequadamente.

Cuidados importantes

Lembre-se sempre de tratar a administração de medicamentos com calma e paciência, evitando qualquer estresse ou punição ao cachorro. Se tiver dúvidas ou encontrar dificuldades, não hesite em entrar em contato com o veterinário para obter orientações adicionais.

Acompanhe tudo sobre:Portal EdiCase

Mais de Pop

Fernanda Torres e Eunice Paiva são indicadas para medalha de mérito legislativo

Gladiador 2: o que realmente aconteceu e o que é apenas ficção no filme

Elon Musk, Bezos e Zuckerberg: qual é o signo dos mais ricos do mundo

Gato de Schrödinger: é possível estar vivo e morto ao mesmo tempo? Entenda teoria