Agência
Publicado em 4 de fevereiro de 2025 às 15h22.
A indústria cinematográfica chinesa alcançou um novo marco em 2025. Segundo dados da Administração Nacional de Cinema da China, até às 15h30 do dia 3 de fevereiro (horário de Pequim), a bilheteira do Festival de Primavera, também conhecido como Ano Novo Chinês, atingiu RMB 8,02 bilhões (US$1,11 bilhão), estabelecendo um novo recorde histórico.
Apenas no dia 29 de janeiro, o primeiro dia do Ano Novo Chinês, os cinemas chineses já haviam batido um recorde de arrecadação diária, no valor de RMB 1,805 bilhão, segundo a Autoridade Nacional do Cinema da China.
Desde o início de 2025, a bilheteira total da China chegou a RMB 9,82 bilhões, ultrapassando o desempenho da América do Norte e consolidando a China como o maior mercado cinematográfico do mundo. O país também detém o maior estúdio de cinema do planeta, o Hengdian World Studios, localizado na província de Zhejiang.
Os três filmes mais assistidos no festival foram “Ne Zha 2”, “Detective Chinatown 1900” e “Creation of the Gods II: Demon Force”. O destaque fica para “Ne Zha 2”, que já superou o campeão de bilheteira do Festival de Primavera de 2024, “YOLO”, tornando-se o líder provisório do ano.
Além de dominar o ranking de bilheteira, “Ne Zha 2” quebrou mais de dez recordes históricos na história do cinema chinês e tem potencial para se tornar o maior sucesso de bilheteira do país.
Fonte: finance.eastmoney.com