A oposição à inteligência artificial em Hollywood tem se intensificado nos últimos anos. (Reprodução )
Redatora
Publicado em 1 de outubro de 2025 às 05h55.
O sindicato de atores SAG-AFTRA criticou nesta terça-feira a personagem gerada por inteligência artificial Tilly Norwood, que se tornou viral em um vídeo de humor sobre a indústria do entretenimento. As informações são da Bloomberg.
Em comunicado, a organização, sediada em Los Angeles, afirmou:
“O sindicato se opõe à substituição de artistas humanos por artistas sintéticos. Isso cria o problema de usar performances roubadas para tirar o trabalho dos atores, colocando em risco o sustento dos artistas e desvalorizando a arte humana.”
Tilly Norwood é apresentada no esquete AI Commissioner, produzido pelo estúdio europeu Particle6, fundado em 2015. O vídeo parodia a tentativa de um estúdio de TV do Reino Unido de lançar um programa e rapidamente ganhou atenção da internet.
A criadora de Norwood, Eline van der Velden, disse que o personagem representa uma experimentação, não substituição, e descreveu a IA como uma “nova ferramenta — um novo pincel”.
Van der Velden afirmou ainda ter conversado com agentes de talentos sobre a representação de Norwood.
A oposição à inteligência artificial em Hollywood tem se intensificado nos últimos anos. Em 2023, membros do SAG-AFTRA e do Writers Guild of America entraram em greve para proteger empregos de substituição por IA.
Grandes estúdios, como Disney, Comcast/Universal e Warner Bros. Discovery, também processaram startups de IA, alegando uso indevido de imagens e performances protegidas por direitos autorais.
Ainda de acordo com a Bloomberg, nesta terça, um escritório de advocacia representando a Disney enviou uma carta à Character Technologies Inc., alegando uso não autorizado de material protegido.