Fábio Reis, CMCO da Omelete Company, e Thiago Romariz, diretor de conteúdo e inovação (Omelete & CO/Divulgação)
Repórter de POP
Publicado em 23 de novembro de 2023 às 10h29.
Última atualização em 28 de novembro de 2023 às 13h27.
Uma semana antes de embarcar na 10ª edição da CCXP (Comic Con Experience), a Omelete Company anunciou mais uma aquisição que deve mudar os rumos do entretenimento no Brasil: a empresa fará a incorporação do Chippu, plataforma de streaming que faz a curadoria de conteúdo entre filmes e séries por meio de inteligência artificial e humana, como sua mais nova unidade de negócios. A notícia foi revelada com exclusividade à EXAME.
O valor da transação não foi revelado, mas o tipo de parceria será constituído por meio de sociedade e traz o retorno de Thiago Romariz à empresa. Hoje, o Chippu contabiliza mais de 1,5 milhão de usuários ativos em 2023 e tem cerca de 260 mil downloads. São mais de 3 milhões de dicas e quase 1 milhão de avaliações de filmes e séries realizadas pela comunidade, que agora incorporam o ecossistema da Omelete Company — já composto por The Enemy, Gaules, Baiano, BIG e CCXP.
A empresa fundadora da CCXP, com a aquisição, também aumenta seu alcance. Com o Chippu, a Omelete Company deve atingir mais 20 milhões de pessoas, e a base de dados da plataforma de conteúdo vai auxiliar nesse processo, com uso de curadoria feita por inteligência artificial e humana.
"A Omelete Company é uma holding de entretenimento, então a gente fala que nós somos uma comunity drive-in company: basicamente uma empresa de comunidade. E a aquisição do Chippu agora vem para complementar isso, crescê-la", explica Fábio Reis, CMCO da empresa. "Faz parte do nosso projeto de expansão da marca, mas é estratégico demais do nosso lado para ter acesso à base de dados e a um algoritmo de inteligência artificial muito bem construído que soma para os nossos eventos".
Fique por dentro de tudo da CCXP 2023 pela cobertura da EXAME POP:
A nova unidade de negócio fica sob o comando de Fábio Reis, CMCO da Omelete Company, e conta com a gestão editorial de Jorge Corrêa. Os sócios-fundadores da Chippu, Thiago Romariz e Luigi Pedroni, permanecerão engajados na participação no negócio, enquanto Thamer Hatem segue como conselheiro da empresa.
Thiago Romariz volta à Omelete como Diretor de Conteúdo e Inovação, Luigi Pedroni assume como Diretor de Tecnologia da unidade de conteúdo e o quadro de funcionários Chippu também fará parte do quadro de colaboradores da Omelete Company.
"Essa fusão traz uma soma para a Omelete Company que vai muito além do conteúdo em si. E na verdade, não muda muito, a Omelete continua sendo Omelete e o Chippu segue como Chippu, como sempre foi, mas agora os dois serão potencializados por essa inteligência de dados de comunidade e conteúdo que o Chippu vai poder trazer", explica Thiago Romariz.
A colaboração entre a Omelete Company e a Chippu marca o início de uma nova era de entretenimento no mercado brasileiro. A expectativa é que essa fusão catalise uma onda de criatividade e inovação, proporcionando aos fãs um acesso ainda mais amplo e imersivo.
"A função diz muito sobre como vamos usar tecnologia para expandir entretenimento, tanto para parte do consumidor quanto para a parte de negócio. O Chippu vem como esse combustível a mais dentro de uma estrutura que já está funcionando muito bem, mas que a gente entende muito que trará a evolução do mercado de entretenimento como um todo no Brasil", complementa Romariz.
Romariz era diretor de conteúdo do site Omelete e, em 2020, saiu da empresa para criar a Chippu. Agora ele retorna à O&CO como Diretor de Conteúdo e Inovação não somente do site, mas de toda a holding.