Pop

A Rio2C começa hoje! Veja a horários, como chegar e os palestrantes confirmados

O tema norteador deste ano será a importância do conceito de soft power para o crescimento da indústria criativa do país

Rio2C: veja programação (Rio2C/Divulgação)

Rio2C: veja programação (Rio2C/Divulgação)

Luiza Vilela
Luiza Vilela

Repórter de POP

Publicado em 11 de abril de 2023 às 07h00.

A partir desta terça-feira, 11, a cidade do Rio de Janeiro recebe grandes celebridades do cinema, tecnologia e empresários. A Rio2C, um dos maiores eventos de criatividade do País, retorna à Barra para mais uma edição épica: de 11 a 16 de abril, a cidade maravilhosa receberá mais de 1200 palestrantes, entre empresários, atores, cantores e artistas em geral.

Entre as grandes atrações que farão presença no evento, estão a ministra da cultura Margareth Menezes, o cantor Gilberto Gil, Lyor Cohen (head global de música do YouTube), o piloto Rubens Barrichello, a apresentadora Fátima Bernardes, Christian Gabela (vice-presidente sênior para a América Latina da Gaumont), o cineasta argentino Daniel Burman, David Levine (CCO da Anonymous Content), Hugh Forrest (presidente e diretor de programação do SXSW) e a multipremiada cantora, compositora e ativista africana Angélique Kidjo.

O tema norteador deste ano será a importância do conceito de soft power para o crescimento da indústria criativa do país. O evento espera receber mais de 40 mil pessoas.

"A cada edição adotamos um tema que direciona os trabalhos. Em 2023, o soft power será a nossa bússola. Trata-se de um artifício de construção de uma ideia a longo prazo, de forma subliminar. Vivemos na era da influência e o Brasil é um celeiro infinito de ativos para o uso dessa estratégia. A floresta amazônica, por exemplo, é um símbolo com enorme potencial para a construção da imagem do país, assim como a cultura e a diversidade do nosso povo. Os Estados Unidos foram provavelmente os primeiros a descobrir que através de Hollywood poderiam influenciar o mundo. Hoje vemos China, Coréia do Sul e a própria Ucrânia usando o soft power para controlar narrativas e construir suas imagens globalmente”, afirma Rafael Lazarini, idealizador, fundador e CEO do Rio2C.

A programação completa do evento pode ser acessada por aqui.

Rio2C: Programação audiovisual

O audiovisual movimenta diferentes palcos durante os três dias de conferência com expoentes do cenário nacional e internacional. Considerado um dos mais importantes nomes do cinema argentino de sua geração, o prolífico diretor, produtor e roteirista Daniel Burman – vencedor do Urso de Prata no Festival de Berlim (2004), com o longa-metragem El Abrazo Partido, e showrunner da aclamada série Iosi, o espião arrependido – dará sua perspectiva de como cativar audiências globais através da criatividade. No painel Tempo Rei - um Reencontro entre o Músico e Compositor Gilberto Gil e o Diretor Andrucha Waddington, mediado por Flora Gil, o trio revisita as histórias e curiosidades sobre os bastidores dos projetos realizados – desde Tempo Rei (1996) até a série documental Viajando com os Gil, continuação do projeto Em Casa com os Gil – e conversam sobre a parceria de quase trinta anos em que transpõem para as telas as canções e reflexões do artista baiano.

O casal de cineastas, roteiristas e produtores Baran Bo Odar e Jantje Friese, responsáveis pela série Dark, um dos maiores projetos da Netflix, e 1899, contam sobre seus processos criativos, suas visões estratégicas para a indústria e detalham os mais recentes passos de sua trajetória empreendedora. O diretor brasileiro Fernando Meirelles e o produtor canadense Niv Fichman estarão à frente da conversa de encerramento da Conferência, na qual celebram a amizade que começou com uma relação de trabalho perfeita – a adaptação cinematográfica de Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago – e ainda segue hoje com a realização do projeto The Sympathizer, série para a A24 e HBO, protagonizada por Hoa Xuande, Robert Downey Jr. e Sandra Oh.

Pam Kaufman, presidente e CEO de Mercados Internacionais e Licenciamento Mundial de Produtos e Experiências da Paramount, fala de sua trajetória como líder de uma das maiores empresas de entretenimento do mercado mundial e sua visão estratégica sobre o futuro do audiovisual. Os desafios para os criadores da América Latina atingirem audiências internacionais é o tema discutido por três líderes de produtoras de peso no cenário mundial. David Levine, CCO da Anonymous Content, produtora dos premiados longas-metragens Spotlight e O Regresso, entre muitos outros projetos, conversa com Christian Gabela, vice-presidente sênior e head para América Latina, Espanha e US-Latinx da centenária produtora francesa Gaumont, e Syrinthia Studer, vice-presidente executiva de produções internacionais da Paramount Pictures, sobre estratégias para equilibrar identidades locais e apelo global.

Assuntos como a regulação do VOD, o boom das adaptações literárias, a indústria criativa como potencializador do soft power, o futuro do cinema e os caminhos das coproduções também estão entre os destaques dos painéis voltados ao setor.

Rio2C: Programação de música

Os bastidores da música continuam trazendo inúmeras discussões relevantes para o futuro da indústria. Eleito pela Revista Billboard um dos dez nomes mais poderosos do mercado fonográfico, Lyor Cohen, head global de música do Google e Youtube, tem a carreira entrelaçada com o crescimento do hip-hop, incluindo trabalhos com artistas do porte de The Killers, Ed Sheeran, Bruno Mars, The Black Keys, Kanye West, Bon Jovi, Mariah Carey e Jay-Z, para nomear alguns. O executivo - ex-presidente da Def Jam, uma das maiores gravadoras de rap da história, fundador da 300 Entertainment e ex-CEO da Warner Music Group - vai contar histórias dos primórdios da cena, além de falar sobre a explosão da música latina, de sua visão do futuro da música - e como o YouTube se encaixa nele.

No painel No Ritmo do Branding: o Poder da Música na Publicidade, alguns dos mais importantes executivos internacionais irão discutir as possibilidades e os impactos da relação entre música e publicidade no mercado. Molly Neuman, CMO da Downtown Music, Alex Menck, head das Américas da BigSync, e Diederik van Middelkoop, CCO da Amp Amsterdam, vão compartilhar suas visões sobre a conexão emocional que a música traz para campanhas de marca e o alinhamento com os seus valores, bem como a sua importância na criação de experiências únicas para o consumidor, além do papel da indústria na formação de movimentos culturais e seu impacto no comportamento de consumo do público.

Dilsinho extrapolou as fronteiras do pagode para se tornar um dos artistas mais bem-sucedidos de sua geração. Conhecido no meio como o “Diferentão”, por ser um dos artistas mais inovadores da cena atual, o músico revela como as suas colaborações com artistas de diferentes gêneros musicais, a exemplo de Ivete Sangalo, Ferrugem, Luisa Sonza e Léo Santana, abriram não apenas novas oportunidades criativas, mas elevaram canções de seu repertório ao status de “mega hit”, como a música Refém, que já tem mais de 480 milhões de visualizações no YouTube.

A campanha educacional Your Music Your Future, criada nos EUA para informar artistas e compositores sobre a crescente prática de aquisição de direitos autorais, se transformou em uma plataforma global. No painel homônimo, , especialistas de diferentes áreas, como os compositores Alexis Cuadrado e Flavia Tygel, o diretor e roteirista Cesar Charlone e o produtor e empresário Kondzilla discutem as opções de remuneração dos criadores e os impactos das vendas de seus direitos autoriais no processo conhecido como “buy-out”.

Presidente e CEO da América Latina da Sony Music Publishing e compositor indicado ao Grammy Latino, Jorge Mejia conversa com Susan Butler (Music Confidential) sobre o incrível crescimento do número de fãs de música latina em todo o mundo, o mercado atual de oportunidades de sincronização audiovisual e as tendências que o gênero musical pode seguir local e globalmente.

Kondzilla, cujo canal no Youtube soma mais de 66 milhões de inscritos e 37 bilhões de visualizações, ainda participa de outra palestra na qual expõe as principais lições do mercado da música que podem ser aplicadas no audiovisual, seguindo a linha do cruzamento de temas multidisciplinares nas conversas. O produtor paulista, que vem ampliando sua atuação no segmento com a produção de obras de sucesso, como a série Sintonia, um dos projetos nacionais mais assistidos da Netflix, irá explorar questões de direitos autorais, recolhimento de royalties, modelos de negócios, estratégias de distribuição e as oportunidades oferecidas pelo ambiente digital, como a possibilidade de criação de comunidades de fãs e a oferta de conteúdo personalizado.

Das origens na favela até se tornar um dos maiores nomes do pop brasileiro contemporâneo, a cantora e compositora Ludmilla também é um dos destaques da programação, que traz ainda temas como o futuro dos shows, a importância das redes sociais para o lançamento de novos artistas, a indústria na era da distribuição digital e como as tradições afro-brasileiras influenciam a identidade musical do país.

Rio2C: Programação de Games

O universo dos games – setor bilionário da economia criativa que mais cresce no mundo e fatura mais do que as indústrias da música e do cinema juntas – ganhou este ano o Games+, palco dedicado exclusivamente ao tema durante os dias da Conferência, além da presença na Festivalia, como já aconteceu na edição anterior. Os encontros contarão com alguns dos maiores nomes da área para falar de uma variada gama de assuntos que envolvem o mercado, entretenimento, modelos de negócio, música, audiovisual, metaverso, eSports, moda, protagonismo feminino e diversidade. O palco é fruto de uma parceria do Player1 Gaming Group, spin-off da unidade de games e eSports da Globo, hoje uma startup independente, investida pela Globo Ventures, braço de investimento do grupo.

Bruno 'Playhard' Bittencourt, destaque na lista da Forbes under 30, fundador e CEO da Loud, e Jaime Pádua, fundador e CEO da Fúria – duas das maiores empresas de eSports no mundo – com mediação de Nyvi Estephan, apresentadora, atriz e host brasileira de eSport mais requisitada da América Latina, se encontram no painel Game ORGs - muito mais que um time. Os dois oferecerão insights sobre o impacto e o crescimento dos eSports no mercado e como se tornaram uma forma popular de entretenimento, sua influência cultural e as estratégias que as suas ORGs usam para engajar o público, além da importância de construir uma comunidade forte em torno de sua marca e o peso da responsabilidade de influenciar milhares de jovens.

O protagonismo feminino nos games será discutido pela ex-jogadora e influenciadora Nicolle Merhy, conhecida como Cherrygumms.  Sócia e CEO da Black Dragons, ela é uma das principais personalidades dos eSports, indicada como a maior referência feminina nos games/eSports do Brasil pela Forbes. Já trabalhou com mais de 50 marcas no Brasil e no mundo, como consultora gamer. Na mesma mesa estará Bruna Soares, diretora global da publisher francesa de games Ubisoft, com mais de 12 anos de experiência no mercado de games. A apresentação é de Camila Silveira, mais conhecida como Camilota XP, apresentadora de eSports, atriz, embaixadora de diversas marcas, com mais de 1,5 milhão de seguidores somente no Instagram.

A diversidade também está na pauta das discussões sobre games. Aos 26 anos, a streamer cearense Samira Close abriu portas para o público LGBTQIA+ e fala sobre a diversidade nesse universo ao lado de Maah Lopez, primeira mulher preta e LBGTQIA+ a ser caster de um campeonato oficial de esportes eletrônicos, no painel Game + Diversidade: inclusão e cultura gamer.

Que horas começam as palestras da Rio2C?

De terça à domingo, as palestras começam a partir das 9h (horário de brasília) e se encerram às 19h. O horário de cada palestra está previsto no site oficial do evento.

Onde fica a Rio2C?

O encontro de criatividade ocupa novamente todo o complexo da Cidade das Artes, localizado no bairro da Barra, no Rio de Janeiro.

Acompanhe tudo sobre:Rio de JaneiroCulturaEntretenimentoCinemaMúsicaJogos

Mais de Pop

Fernanda Torres e Eunice Paiva são indicadas para medalha de mérito legislativo

Gladiador 2: o que realmente aconteceu e o que é apenas ficção no filme

Elon Musk, Bezos e Zuckerberg: qual é o signo dos mais ricos do mundo

Gato de Schrödinger: é possível estar vivo e morto ao mesmo tempo? Entenda teoria