Carnaval SP Anhembi - Mancha Verde (LigaSP/Divulgação)
Redação Exame
Publicado em 18 de fevereiro de 2023 às 08h00.
Após as primeiras escolas passarem pela "passarela do samba" na noite de sexta-feira, mais sete escolas do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo desfilam neste sábado, 18, no Sambódromo do Anhembi, na zona norte da capital. No domingo desfilam as escolas do grupo de acesso.
Ao todo, 14 escolas de samba, divididas em duas noites de apresentação, disputam o título do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo. No sábado, outras sete escolas passam pelo no Sambódromo do Anhembi. A apuração para definir a campeã de 2023 acontece na terça-feira, 21, às 16h.
Entre os principais desfiles da noite estão o da Mancha Verde, atual campeão em busca do tricampeonato, Mocidade Alegre, vice-campeã em 2022 e Império da Casa Verde, terceira colocada na última edição do Carnaval.
Samba enredo sobre o humor
Samba enredo sobre a história de Bezerra da Silva
Samba enredo sobre o xaxado
Samba enredo sobre Ancestralidade, identidade cultural e construção por meio dos batuques
Samba enredo sobre Yasuke, imigrante africano que se tornou samurai respeitado no Japão
Samba enredo sobre questões existenciais
Samba enredo sobre João Pessoas
A primeira noite do carnaval paulista tem transmissão ao vivo pela TV Globo e pelo g1.
O samba-enredo é a tradução musical do tema que a escola vai desenvolver ao longo da apresentação na avenida. Serve para que o público e os componentes da escola de Samba entendam o tema e é a trilha sonora da festa. Além disso, a música deve contagiar para que ganhe o público que acompanha o desfile e os jurados. O Samba Enredo é um dos quesitos avaliados na hora de escolher o vencedor do Carnaval.
A Mancha Verde, que desfila neste sábado, venceu o Carnaval de SP em 2022. Com 269,9 pontos, a agremiação conquistou seu segundo campeonato no grupo Especial numa disputa apertada e desempatada na somatória total de notas, incluindo as descartadas.