Política

Lula diz que pode disputar quarto mandato em 2026 se estiver '100% de saúde'

Durante posse de novo presidente do PT, petista afirmou que energia para governar está alta, mas condição física será decisiva para mais uma candidatura

Lula, presidente brasileiro: "Se eu for candidato em 2026, será para ganhar" (Evaristo Sá/AFP)

Lula, presidente brasileiro: "Se eu for candidato em 2026, será para ganhar" (Evaristo Sá/AFP)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 3 de agosto de 2025 às 17h13.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, neste domingo, 3, que poderá disputar um quarto mandato nas eleições de 2026, mas condicionou a decisão a seu estado de saúde.

Durante discurso na posse de Edinho Silva como novo presidente nacional do partido, Lula disse que não concorrerá caso não esteja em plena condição física, e mencionou o caso do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, como exemplo a não ser seguido.

"Para ser candidato, tenho que ser muito honesto comigo mesmo. Preciso estar 100% de saúde. Para eu me candidatar e acontecer o que aconteceu com Biden, jamais. Quando digo que tenho 80 anos e energia de 30, podem acreditar", declarou. "Se eu for candidato, será para ganhar", complementou.

A fala do presidente ocorre em meio a especulações sobre a sucessão presidencial e à recente decisão de Biden de abandonar a corrida eleitoral americana após sofrer críticas por episódios de confusão mental durante debates.

Ao citar o líder norte-americano, Lula reforçou que não pretende se submeter a uma campanha eleitoral se não estiver em plenas condições físicas e cognitivas.

A declaração foi dada durante o encerramento do Encontro Nacional do PT, realizado em Brasília desde a última sexta-feira (1º). No evento, Edinho Silva assumiu oficialmente a presidência do partido, sucedendo a deputada Gleisi Hoffmann (PR), que agora ocupa o cargo de ministra das Relações Institucionais.

Acompanhe tudo sobre:Política

Mais de Política

'Não precisamos colocar o etanol na mesa de negociação', diz Tarcísio sobre tarifaço de Trump

PSD oficializa filiação de vice de Zema para concorrer ao governo de Minas Gerais

Pacheco comenta possibilidade de ida para o STF: 'não se faz campanha para isso, mas não se nega'

Favorito ao STF, Jorge Messias participa de encontro de Lula com evangélicos