Mercado de compras coletivas será dominado por poucos (Wikimedia Commons/Wikimedia Commons)
Da Redação
Publicado em 25 de novembro de 2010 às 08h53.
São Paulo - As vendas na Internet, para o Natal, devem crescer 40% em relação a 2009, com previsão de faturamento em 2,2 bilhões de reais, segundo levantamento da e-bit, empresa especializada em informações de e-commerce. No ano passado, durante o período de 15 de novembro a 24 de dezembro, o faturamento foi de 1,6 bilhão de reais.
A pesquisa também aponta que o tíquete médio do setor deve girar em torno de 370 reais e que as categorias que tendem a ter melhores resultados são: Livros, Eletrônicos, Informática e Eletrodomésticos. Para o público feminino, a e-bit estima que a maior parte das vendas serão no segmento de Cosméticos e Beleza.
Se os números previstos forem confirmados, o comércio eletrônico deve fechar 2010 com 15 bilhões de reais de faturamento, um crescimento nominal 40% maior ante 2009, quando o canal faturou 10,6 bilhões de reais.
De acordo com Alexandre Umberti, diretor de marketing e produtos da e-bit, o aumento do comércio eletrônico está relacionado à comodidade do consumidor de realizar as compras em casa ou no escritório, evitando assim filas em shoppings centers e o trânsito característico das grandes cidades. “É uma vantagem diferencial para esses clientes”, explica Umberti, em comunicado.