EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.
Uma das formas de aumentar a audiência de um site é alcançar o topo da listagem do Google. Se uma empresa aparece entre as primeiras localizadas pelo buscador, ela tende a receber mais cliques e visitas. A recíproca também costuma ser verdadeira -- quanto maior a audiência de um site, maior a probabilidade de estar entre os primeiros na lista do Google, pois a organização da lista é feita de acordo com critérios de relevância. Ou seja, o Google, hoje, é uma ferramenta indispensável no controle da audiência de internet. "A ferramenta mudou a lógica das pesquisas na web", diz o especialista Alexandre Kavinski, sócio-fundador da Hotlist, empresa de divulgação de sites. Com algumas medidas simples, é possível melhorar o posicionamento de uma empresa no ranking do buscador e, conseqüentemente, aumentar a audiência. As dicas também são úteis para organizar melhor as informações de seu site corporativo. Veja os conselhos de Kavinski.
1. Faça um site com conteúdo informativo. Se você tem uma empresa de locação de automóveis, por exemplo, ofereça informações sobre limpeza, conservação e escolha de modelo de carros. Além de tornar o site mais interessante, esse tipo de conteúdo fará mais usuários conhecerem seu empreendimento. A tática também facilita que seu endereço seja citado em outras páginas -- o que é critério de relevância para o Google, na hora de ordenar a lista de busca.
2. Fique atento ao que está escrito na barra azul da janela do navegador. Muitos sites têm apenas o nome da empresa no topo de todas as páginas. O ideal é colocar, na barra do navegador, o assunto de cada página. Se a página é sobre automóveis de luxo, escreva isso na barra azul. Detalhando a informação logo no título, ela aparecerá no Google com mais freqüência.
3. Não esqueça de colocar o endereço completo de sua empresa. Parece óbvio, mas muita gente esquece. As pessoas que procuram por serviços sempre adicionam o nome do estado, cidade ou bairro na busca.
4. Evite usar a expressão "clique aqui". Em vez dela, ponha o nome do conteúdo ao qual o leitor terá acesso, quando clicar. Escreva, portanto, no link, algo como "leia mais sobre nossos produtos".
5. Fuja das repetições de palavras. É verdade que um dos critérios de ordenamento do Google considera o número de aparições de uma palavra na tela. Mas forçar a barra não é uma boa opção, porque prejudica a qualidade do texto e ainda expõe o site ao risco de banimento do buscador.
6. Procure parcerias para o seu site. Ter seu endereço em outros sites aumenta a possibilidade de acessos.