Dúvida do leitor: Um empreendimento de doces pode ser considerado uma startup?
Respondido por Cristian Welsh Miguens, especialista em empreendedorismo
Quando ouvimos falar o termo “startup” imediatamente nosso cérebro nos leva a imaginar uma empresa de alta tecnologia ou de internet. Mas será que é isso mesmo?
A importância de esclarecer o que significa o termo startup não é acadêmica. Não se trata de uma questão de se está certo ou errado. É apenas uma forma de estabelecer um entendimento comum sobre o significado de uma palavra que constantemente aparece na imprensa de negócios e nas faculdades.
Como não tenho forma imediata de interagir com você, leitor, tudo o que vou dizer daqui em diante sobre startup tem apenas como objetivo que você saiba o que eu interpreto ser uma startup. Desde já antecipo que há pessoas que poderão não concordar.
Uma startup é uma empresa ou um negócio que está começando. Qualquer tipo de negócio, formal ou informal, de pequeno, médio ou grande porte. A característica básica é a de que uma pessoa ou grupo de pessoas, os fundadores da startup, acreditam possuir uma ideia sobre como atender determinadas necessidades ou resolver algum problema de outras pessoas ou grupo de pessoas, seus potenciais clientes.
A forma de fazer isto é oferecendo um produto e/ou serviço que eles consideram que poderão fornecer em condições tais que permitirá que a startup tenha lucro e lhes permita ganhar a vida cuidando do desenvolvimento desta empresa. Então, um empreendimento de doces pode sim ser considerado uma startup.
Por que as startups são motivo de atenção permanente? Não é apenas porque muitas pessoas desejam ter seu próprio negócio, o que, diga-se de passagem, é verdade. Ou porque estamos numa época de enormes e rápidas mudanças que oferecem oportunidades como nunca antes tínhamos visto, o que também é verdade.
A questão principal envolvendo as startups é a de que só uma minoria de todos os novos empreendimentos sobrevive ao seu quinto aniversário. Ou seja, em torno de 80% das startups terão quebrado antes de completar 5 anos de vida. É o que as estatísticas revelam.
Diante deste fato, costumam aparecer duas perguntas: Por quê? E o que é que fazem de diferente aqueles que sobrevivem? Não são as perguntas certas a se fazer. Quem espera uma resposta a estas perguntas consciente ou inconscientemente acredita que exista uma fórmula mágica que, se aplicada corretamente, garanta o sucesso. Nos negócios, nada é garantido.
O que é possível é adotar algumas medidas que poderão aumentar as chances de dar certo. Entretanto, antes de entrarmos nessa trilha, a de sugerir mecanismos que possam aumentar as chances de sucesso, gostaria de deixar uma expressão para refletir sobre o que seja uma startup, nas palavras do Steve Blank:
“Uma startup não é uma versão menor de uma empresa grande. É uma série de hipóteses não testadas e que precisam de validação dos clientes. Trata-se de uma organização temporária em busca de um modelo de negócio escalável, repetível e lucrativo.”
Cristian Welsh Miguens é professor do curso de negócios da Universidade Anhembi Morumbi.
Envie suas dúvidas sobre startups para pme-exame@abril.com.br.
-
1. Tempo, tempo, tempo
zoom_out_map
1/14 (Thinkstock/Zurijeta)
São Paulo – Você, empreendedor, já sentiu como se seu dia não tivesse rendido nada? Ou ainda teve a sensação de que trabalha, trabalha, mas está sempre correndo para apagar o próximo incêndio? Se sim, talvez sua rotina precise de uma dose a mais de
produtividade. A parte boa é que isso não significa trabalhar mais. Pelo contrário: é justamente saber usar de forma mais inteligente o próprio
tempo. No livro “Produtividade para quem quer tempo”, o
coach Geronimo Theml explica seu método para ajudar pessoas ocupadas como você a produzir mais sem aumentar sua carga de trabalho. O método é especialmente útil para quem tem ou quer abrir o próprio negócio. Theml explica que ele mesmo passou a estudar o assunto enquanto se desdobrava entre um emprego público e a luta para colocar de pé a sua própria empresa de coaching. Ficou interessado? Então navegue pelas fotos acima e veja doze dicas para você ser mais produtivo e conseguir realizar seus sonhos sem ter que trabalhar mais. Se você quiser ver mais sobre o tema:
“Produtividade para quem quer tempo” Geronimo Theml
Editora Gente
R$ 29,90
-
2. 1 – Ocupar-se não é produzir
zoom_out_map
2/14 (Thinkstock)
Parte do livro apresenta o que Theml chama de “verdades libertadoras sobre produtividade”. A primeira delas é: “ocupar-se não é produzir”. A ideia aqui é observar suas atividades diárias para verificar se você está ocupando o seu tempo com questões menores, como pagar contas, ou responder e-mails, em vez de focar a maior parte da sua atenção ao que realmente importa para você – como o seu negócio. “Produzir é você fazer o que é necessário na direção da realização dos seus sonhos (...). O resto é se ocupar”, diz o livro. Para ajudá-lo a produzir mais, o autor propõe que você programe alarmes no celular com a pergunta: “Neste exato momento você está se ocupando ou produzindo?”
-
3. 2 – As tarefas nunca vão terminar
zoom_out_map
3/14 (Thinkstock)
Outra “verdade” elencada por Theml é que as tarefas nunca terminam. A máxima pode parecer assustadora à primeira vista, mas o autor garante que é algo libertador. “É preciso aceitar que não importa quanto você trabalhe, quanto produza, nunca haverá o dia em que você dirá: ‘Nossa, terminei meu dia e não tem nenhuma ligação para retornar, nenhum Whatsapp para responder, nenhum e-mail para olhar, nenhuma conta a pagar (...)” Assim, cada vez que sentir que seu dia terminou e ficaram muitas pendências, lembre-se que as tarefas nunca terminam. Com esse pensamento, sua frustração diminuirá consideravelmente, garante o autor.
-
4. 3 – Não se torne agenda dos outros
zoom_out_map
4/14 (Jupiterimages/Thinkstock)
A terceira verdade elencada por Theml é a seguinte: “Se você não tem agenda, acaba virando a agenda dos outros”. A ideia é que, se você não estabelece suas próprias prioridades, acaba se dispersando com as necessidades alheias e perde o foco. “Quando alguém manda uma mensagem para você, essa pessoa está fazendo isso no horário que você gostaria de receber ou no momento em que ela gostaria de mandar? A resposta é óbvia, no momento em que ela gostaria, claro, e, como você não tem agenda, acabou de virar agenda dos outros”, afirma o autor. Para combater esse problema, e aumentar sua produtividade, Theml recomenda desabilitar notificações de celular para mensagens e e-mails, por exemplo, e estabelecer um horário na sua agenda para se dedicar a responder a esse tipo de demanda.
-
5. 4 – Ter uma direção é mais importante do que andar rápido
zoom_out_map
5/14 (Thinkstock)
Quando temos um objetivo ambicioso, como ter um negócio de sucesso, é comum ficarmos desanimados ao vermos que ainda estamos muito distantes de alcançar nossa meta. Enxergar essa distância pode causar ansiedade e desespero. “A verdade é que não podemos nos avaliar por quanto falta para chegar ao Ponto B, mas por quanto já nos afastamos do Ponto A”, afirma o coach. Para ele, o caminho para o sucesso é mais como uma maratona do que uma corrida de 100 metros. Sendo assim, sempre que se sentir angustiado com o tanto que ainda falta para alcançar seu objetivo, elenque para si mesmo tudo o que você já avançou neste caminho.
-
6. 5 – Ladrão de energia
zoom_out_map
6/14 (ThinkStock)
Se os quatro primeiros tópicos foram batizados de “verdades libertadoras sobre produtividade” pelo coach Geronimo Theml, os próximos são chamados pelo autor de “verdades transformadoras”. E a primeira delas é que “o maior ladrão de energia é pensar em algo no momento em que você não o faz”. Neste ponto, Theml fala sobre a “síndrome do ‘tem que’”: “Essa síndrome consiste em falar daquilo que tem que ser feito, mas em um momento em que a tarefa não pode ser realizada”, explica. Isso gera ansiedade e perda de foco no que está de fato acontecendo no momento presente. Para ajudá-lo a se livrar dessa “síndrome”, o autor propõe que você defina um “depósito de ‘tem que’”, um caderno ou arquivo em que você possa anotar todas as tarefas que aparecem para você na hora errada. Assim, você não esquece do que precisa fazer, mas poderá olhar para aquilo em um momento mais produtivo.
-
7. 6 – Não trate exceção como regra
zoom_out_map
7/14 (Thinkstock)
Outra questão levantada por Theml é relacionada às exceções, ou seja, às tarefas que aparecem em nossa agenda de maneira inesperada. Para que essas situações não atrapalhem sua rotina e sua produtividade, o conselho do coach é que você estabeleça um horário em sua agenda semanal para esse tipo de compromisso. Se você tem um horário pouco flexível no trabalho, este momento pode ser a hora do almoço, por exemplo. Este é o período que você usa para ir ao médico, levar o carro para a revisão etc. (no caso de exceções minimamente agendáveis). Se você conseguir respeitar esse horário, as exceções deixarão de atrapalhar sua rotina. E, caso não apareça nada naquele dia, você terá até um tempinho livre!
-
8. 7 – Não coloque empecilhos para sua felicidade
zoom_out_map
8/14 (Thinkstock)
A sétima verdade estabelecida por Theml é a seguinte: “Felicidade não é uma linha de chegada. Ela é o próprio caminho”. Isso quer dizer que, por mais que você queira atingir seus objetivos, não deve acreditar que só será feliz quando largar seu emprego para abrir seu negócio, ou quando finalmente comprar sua casa dos sonhos. “O que não pode acontecer é a pessoa se distrair do momento presente, deixando de perceber cada pequeno milagre que acontece todos os dias à nossa frente porque está concentrada em algo sobre o futuro”, diz o autor. Para se manter presente, o autor sugere praticar a meditação e simplesmente parar em alguns momentos para prestar atenção ao seu redor.
-
9. 8 – Se fosse fácil, todos fariam
zoom_out_map
9/14 (Sergey Nivens/Thinkstock)
O caminho em direção à realização de um sonho é cheio de obstáculos, que podem desanimar o futuro empreendedor. Mas não precisa ser assim. O autor conta que, antes, sempre que encontrava dificuldades para avançar, pensava “Tá vendo que não dá?”. Até que ele resolveu mudar essa chave e aceitar que, sim, atingir seu objetivo era algo difícil mesmo. “Passei a enxergar que os obstáculos eram naturais e que era óbvio que eles apareceriam até porque, ‘se fosse fácil, todo mundo faria’”, lembra o autor. Pensando assim, você consegue motivar a si mesmo quando as coisas parecerem impossíveis.
-
10. 9 – Clareza eficaz
zoom_out_map
10/14 (Thinkstock)
Após elencar as verdades da produtividade, o autor fala sobre os pilares que vão ajudá-lo a chegar ao seu objetivo. O primeiro deles é a “clareza eficaz”. Afinal, se você não tem uma meta clara, como chegará até lá? O primeiro passo então é definir seu propósito de vida, seja montar um negócio, comprar uma casa ou viajar. No livro, Theml propõe um passo a passo elaborado para que você consiga estabelecer essa meta e visualizar uma fotografia do que deseja, unindo questões pessoais, profissionais e financeiras.
-
11. 10 – Produtividade inteligente
zoom_out_map
11/14 (Thinkstock)
Agora que você já tem clareza do que quer, e já está ciente das “verdades” sobre a produtividade, chegou a hora de realmente organizar seu tempo da melhor forma possível. Para isso, o autor propõe um método minucioso, em que você poderá elencar os papéis que exerce em seu atual momento de vida para então estabelecer prioridades semanais e diárias para a sua agenda. Todo o passo a passo está descrito no livro. Uma das várias dicas do coach é agrupar tarefas semelhantes num único momento da semana. Por exemplo, em vez de parar a cada meia hora para checar e-mails, estabeleça um horário do dia para fazer apenas isso. Ou, se todos os dias você precisa realizar a mesma tarefa, verifique se não é possível fazer esse trabalho todo num dia só.
-
12. 11 – Mentalidade vencedora
zoom_out_map
12/14 (Thinkstock)
O terceiro pilar para ser uma pessoa produtiva é ter uma mentalidade vencedora, diz o coach. Para realizar seu sonho de forma produtiva, é preciso vencer diversos obstáculos. E essas barreiras podem se agigantar até parecer intransponíveis se sua mente estiver contra você. “Se prestar bastante atenção, você perceberá que existe uma voz dentro de você, uma voz que tende a ser bem crítica (...) que costuma dizer coisas do tipo: ‘não vai dar’”, afirma o autor. Para se livrar desta voz, que o coach batizou de “Zeca Urubu”, Theml recomenda criar uma frase interna para ser usada sempre que você perceber a presença desta voz o puxando para baixo. Outra dica é buscar sempre três alternativas para resolver um problema ou imprevisto. Assim, você começa a se livrar do sentimento de que está “sem saída”.
-
13. 12 – Energia
zoom_out_map
13/14 (Thinkstock)
Para conseguir produzir mais é preciso ter energia, tanto física quanto mental. Este é o quarto pilar da produtividade, segundo o coach. Um dos conselhos de Theml para ter mais energia é manter sempre uma postura corporal altiva e firme. Nada de ficar com os ombros encolhidos. Outra dica é respeitar suas horas de sono. Já para ter energia mental, uma das recomendações de Theml é ficar atento aos seus momentos de decisão. “É fundamental que você economize decisões desnecessárias ao longo do dia, para que, no momento de tomar as decisões mais relevantes, o cérebro não esteja cansado”, diz. Uma dica é já escolher a roupa que você vai usar na noite anterior.
-
14. Quer outras dicas para produzir mais? Veja o que fazem estes CEOs
zoom_out_map
14/14 (Thinkstock)