PME

Trabalhar na crise é mais divertido, diz Jorge Gerdau

“Tem uma frase que diz: ‘Animal de barriga cheia não caça’”, completou o empresário, durante evento para empreendedores.

O empresário Jorge Gerdau, durante evento para empreendedores (Camilla Alves/ Endeavor Brasil)

O empresário Jorge Gerdau, durante evento para empreendedores (Camilla Alves/ Endeavor Brasil)

Mariana Desidério

Mariana Desidério

Publicado em 22 de outubro de 2015 às 16h39.

São Paulo – Está sofrendo com a crise? Pois saiba que nem todos estão com você. O empresário Jorge Gerdau afirmou hoje que acha divertido trabalhar em períodos de recessão econômica.

“Prefiro trabalhar na crise, minha capacidade criativa é melhor, acho divertido”, afirmou hoje durante o CEO Summit, evento para empreendedores que acontece em São Paulo. “Tem uma frase que diz: ‘Animal de barriga cheia não caça’”, completou o empresário.

Na avaliação de Gerdau, o Brasil passa não por uma crise, mas por várias ao mesmo tempo. “Estamos num período de crise fiscal, econômica, política e moral”, avalia. Apesar do diagnóstico sombrio, o empreendedor lembra que o país já passou por momentos piores.

Mas como sair dessa situação? Para Gerdau, é necessário que os atores da sociedade, em especial os empreendedores, se mobilizem. “A sociedade civil ainda está omissa ou não é ativa no enfrentamento dos problemas”, afirma.

Outro empresário que participou do evento foi Pedro Passos, co-fundador da Natura. Segundo ele “a crise é brava”, mas nenhum empreendedor deve deixar seus planos de lado por conta dela.

“Não esperem a crise passar para fazer o que vocês querem. Sigam em frente, inovem, isso é parte do cenário. Todos os empreendedores dos últimos 50 anos tiveram crises como parte do cenário”, aconselha.

Ao comentar a necessidade de mobilização dos empreendedores, Passos disse também que não se deve esperar a crise passar para iniciar uma atuação social. “Não funciona pensar que ‘primeiro a empresa fica rica e depois nós vamos fazer filantropia’. Pelo contrário, as coisas vêm juntas”, afirma.

Sobre este tema, Gerdau lembra ainda que o crescimento das empresas está associado ao desenvolvimento do país. “Nós todos temos que trabalhar para melhorar o país. Eu comecei querendo fazer algo pela minha paróquia. E então a paróquia foi crescendo, e a minha responsabilidade também”, conclui.

Acompanhe tudo sobre:Bilionários brasileirosEmpreendedoresEmpresáriosJorge GerdauPersonalidades

Mais de PME

ROI: o que é o indicador que mede o retorno sobre investimento nas empresas?

Qual é o significado de preço e como adicionar valor em cima de um produto?

O que é CNAE e como identificar o mais adequado para a sua empresa?

Design thinking: o que é a metodologia que coloca o usuário em primeiro lugar