Desfile de Alexandre Herchcovitch: o estilista criou dois modelos para seu desfile masculino usando material da empresa
Da Redação
Publicado em 29 de abril de 2011 às 22h09.
São Paulo - A Ecosimple, empresa que produz tecidos sustentáveis, firmou uma parceria com o estilista Alexandre Herchcovitch para fornecer material ecologicamente correto.
"Houve uma simbiose: ele procurava um fornecedor de tecidos sustentáveis com produtos compatíveis às suas criações e a Ecosimple buscava um designer renomado", conta Claudio Rocha, diretor comercial da Ecosimple.
A empresa é a fusão de três outras companhias do setor têxtil: uma de fiação, uma de tecelagem e outra comercial. "A Ecosimple foi idealizada para suprir a necessidade do mercado têxtil com uma linha de produtos reciclados", explica.
Além das peças expostas nos desfiles da São Paulo Fashion Week, a empresa firmou uma parceria com Herchcovitch para uma coleção de tecidos desenvolvidos e assinados pelo estilista.
Além disso, fornece matéria-prima para a Gooc, que faz bolsas e acessórios com o tecido 100% sustentável.
Produção ecológica
A indústria têxtil é uma das vilãs do meio ambiente quando se trata de consumo de água e produção de resíduos que prejudicam a natureza. Rocha explica que os tecidos da empresa são ecologicamente corretos pois dispensam o uso de produtos químicos e água.
"Usamos o descarte e as aparas de outras confecções que iriam para o lixo ou aterros. Esse material é recolhido e enviado para uma cooperativa de famílias carentes, que separa por cor e composição têxtil. Na fábrica, as aparas voltam ao seu estado original e são misturadas a fibras de garrafas PET", conta.
"Estamos com diversos projetos em andamento junto a estilistas, decoradores, arquitetos e grandes corporações do setor de vestuário, calçadista, automobilística, moveleiro e decoração, no Brasil e no exterior", conta Rocha. A Sierra Móveis e a The Crafts Shoes Factory são algumas das novas parceiras da marca.
Apesar do conceito e das parcerias firmadas até agora, o executivo afirma que ainda é muito difícil convencer o mercado sobre o custo-beneficio de um produto desses. "Principalmente pelo fato de ser pioneiro e por não existir uma política de impostos adequada a esse segmento", justifica.
Uma das etapas de produção do tecido sustentável
Leia mais: Como ser pequeno e sustentável
Siga as notícias do site EXAME sobre pequenas e médias empresas no Twitter