ESG

Startup de veículo elétrico apoiada pela Amazon mira IPO este ano

Com uma abertura de 50 bilhões de dólares, a startup teria um dos mais aguardados IPOs de carros elétricos desde a oferta da Tesla em 2010

Carros elétricos: Rivian Automotive, startup apoiada pela Amazon, mira IPO para setembro de 2021 (AFP/AFP)

Carros elétricos: Rivian Automotive, startup apoiada pela Amazon, mira IPO para setembro de 2021 (AFP/AFP)

A Rivian Automotive, startup de veículos elétricos que tem a Amazon e Ford entre os investidores, pretende abrir capital já em setembro com valor de cerca de 50 bilhões de dólares ou talvez mais, de acordo com pessoas a par do assunto.

O prazo da empresa para uma oferta pública inicial e seu possível valor podem mudar, segundo as fontes. A listagem poderia acontecer no fim do ano ou mesmo ser adiada para 2022, disseram as pessoas, que não quiseram ser identificadas. A Rivian tem falado com banqueiros sobre os planos, disse uma das fontes.

A Rivian, um das concorrentes potenciais de maior perfil da Tesla, levantou mais de 8 bilhões de dólares até o momento com investidores que esperam que sua picape elétrica movida a bateria e SUV mostrem bom desempenho no mercado dos EUA. Com valuation de 50 bilhões de dólares, provavelmente seria um dos maiores IPOs do ano e uma das listagens de veículos elétricos de maior destaque desde a oferta da Tesla em 2010.

A startup foi avaliada em 27,6 bilhões de dólares em uma rodada de financiamento em janeiro, informou a Bloomberg News. A Rivian levantou 2,65 bilhões de dólares na rodada com um grupo de investidores liderado pela T. Rowe Price. Também em janeiro, Claire McDonough, ex-executiva do JPMorgan Chase, foi nomeada diretora financeira da Rivian.

Um representante da Rivian não quis comentar.

Vários fabricantes de veículos elétricos e empresas relacionadas abriram capital no ano passado por meio de IPOs ou acordos com as chamadas empresas de cheque em branco. A startup chinesa de veículos elétricos Li Auto levantou 1,26 bilhão de dólares em um IPO nos EUA em julho. Outra empresa chinesa de carros elétricos, a XPeng, captou 1,5 bilhão de dólares em agosto em uma listagem nos Estados Unidos.

A Rivian tem mais de 3,6 mil funcionários divididos em escritórios em Michigan e na Califórnia e em sua unidade de produção em Illinois.

A Rivian também tem um acordo com a Amazon para fabricar 100 mil vans elétricas de entrega personalizadas até 2030. No curto prazo, as empresas dizem que 10 mil das vans estarão nas ruas fazendo entregas até 2022. A Rivian fabricará três modelos diferentes da van, que pode percorrer cerca de 240 quilômetros com uma única carga.

A produção e entregas nos EUA de seu primeiro veículo elétrico de passageiros, a picape R1T, devem começar em junho. A empresa começará a entregar o SUV R1S em agosto. A empresa adaptou uma antiga fábrica da Mitsubishi Motors na cidade de Normal, Illinois, onde também planeja fabricar as vans elétricas para a Amazon.

Acompanhe tudo sobre:AmazonBloombergCarrosCarros elétricosStartupsVeículos

Mais de ESG

Com apoio do Brasil, Coalizão da América Latina assina declaração sobre Economia Circular

Antes da COP29, 112 CEOs mundiais assinam carta aberta para acelerar ação climática

Áreas verdes podem reduzir calor extremo nas cidades em até 5°C, aponta estudo

Brasil tem 22,38 milhões de hectares atingidos pelo fogo em 2024