PME

SP faz convênio com startups para melhorar serviços públicos

Seis startups assinam convênio hoje e as outras seis estão em processo avançado de formalização e em breve assinarão parceria com o Governo do Estado.


	São Paulo: 12 startups atenderam os requisitos das secretarias envolvidas e órgãos participantes
 (gianliguori/ThinkStock)

São Paulo: 12 startups atenderam os requisitos das secretarias envolvidas e órgãos participantes (gianliguori/ThinkStock)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de maio de 2016 às 11h11.

O Governo do Estado de São Paulo assina hoje, 4 de maio, convênio com as startups GetNinjas, iaiNet, Hand Talk, Nama, Saúde Controle e Memed no âmbito do programa Pitch Gov SP. As parcerias com as startups visam melhorar a prestação de serviços públicos no AcessaSP, Poupatempo e no Fundo Social de Solidariedade.

Em novembro de 2015, o Startupi acompanhou a apresentação da primeira edição do Pitch Gov SP – uma iniciativa para atrair soluções inovadoras para os desafios da administração pública.

O evento, que aconteceu no Palácio dos Bandeirantes, contou com a participação do governador Geraldo Alckmin, de representantes do governo, empreendedores, investidores e agentes do ecossistema de inovação.

No final do processo, 12 iniciativas atenderam os requisitos das secretarias envolvidas e órgãos participantes. Seis startups assinam convênio hoje e as outras seis estão em processo avançado de formalização e em breve assinarão parceria com o Governo do Estado.

Saiba como as startups irão auxiliar e melhorar a prestação de serviços públicos:

GetNinjas

O convênio com a plataforma GetNinjas permitirá que os alunos dos cursos do Programa Escola de Qualificação Profissional, do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo – FUSSESP divulguem seus serviços na plataforma virtual de oportunidades da startup.

Após se formar, o aluno que tiver interesse terá gratuitamente, por um período de 6 meses, uma oportunidade a mais de inserção no mercado de trabalho, com o uso de uma ferramenta que ajuda na promoção e na intermediação dos serviços prestados.

A plataforma conta com mais de 120 mil profissionais cadastrados e permite que um cliente encontre até cinco profissionais em um raio próximo de sua localização, de costureiras a professores de inglês e de manicures a encanadores, por exemplo.

Os profissionais escolhidos entram em contato em até 24 horas para entender detalhes das solicitações dos clientes, que ficam livres para contratar o profissional que desejar. Ao final da prestação de serviço, os clientes podem também avaliar o profissional. A empresa é a maior plataforma de contratações no ramo no Brasil e já recebeu prêmios como melhor startup brasileira e latino-americana.

Hand Talk

A empresa Hand Talk oferece uma ferramenta para tradução automática de conteúdo em linguagem de sinais. A solução promove a acessibilidade de deficientes auditivos, tendo-se em vista que a maior parte dessa população prefere acessar conteúdos em Libras, assim como apenas cerca de 30% desse segmento é alfabetizada em língua portuguesa.

A parceria com a empresa se dará em duas frentes, no site da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) e em postos de atendimento do Poupatempo.

A plataforma Hand Talk será disponibilizada no site da SEDPcD por um período de 90 dias, após adequações e ajustes que se fizerem necessários para seu funcionamento. Nos postos de atendimento do Poupatempo, foram selecionados informações de serviços específicos que serão adicionadas à um QRCode, permitindo que o cidadão deficiente auditivo acesse a tradução diretamente do seu smartphone. Dessa forma, pretende-se diminuir ruídos na comunicação e facilitar o atendimento ao cidadão.

Nama

A empresa Nama é responsável pelo desenvolvimento de uma plataforma que interage virtualmente com os usuários, facilitando a comunicação entre prestadores de serviços e clientes. A solução possibilitará que o governo e o cidadão se comuniquem de forma automática e personalizada.

Um atendente virtual realizará a comunicação do cidadão com o Poupatempo, fornecendo informações sobre os serviços prestados pelos postos de atendimento e realizando agendamentos de forma ágil por meio do chat no portal Poupatempo e pelo Messenger na página de Facebook do Poupatempo, por um período de 90 dias.

IaiNet

A empresa iaiNet, fundada em 2012, oferece uma ferramenta de gestão de Wi-Fi em ambientes públicos e privados que possibilita o acompanhamento e a gestão de conteúdos para públicos direcionados. A parceria entre a iaiNet e o Governo do Estado de São Paulo ocorrerá no AcessaSP, em quatro postos do atendimento do programa.

O teste permitirá a utilização de uma ferramenta de cadastro que facilita o acesso à internet sem fio, uma vez que o usuário poderá se conectar por meio do seu dispositivo móvel utilizando login e senha já usados em redes sociais.

Saúde Controle

Trata-se de uma plataforma que organiza as informações médicas dos pacientes. O teste com a solução será feito primeiro no Hospital do Servidor Público do Estado de São Paulo (Iamspe) e deverá, em uma segunda etapa, ser expandido para toda rede da Secretaria do Estado da Saúde.

A plataforma Saúde Controle permite que os usuários organizem seus históricos médicos em um único ambiente virtual, armazenando informações sobre cirurgias, consultas médicas, exames laboratoriais, utilização de medicamentos, entre outros.

A ferramenta facilita o diagnóstico por parte do médico, que consegue acessar todas as informações em um só lugar. Além disso, outra funcionalidade da solução é o envio de notificações sobre agendamento de consultas e remédios.

Memed

A Memed é uma plataforma para prescrição eletrônica de medicamentos, gratuita e exclusiva para médicos, com informações organizadas e atualizadas de todos os medicamentos disponíveis para consulta e prescrição no mercado brasileiro.

Com a ferramenta de prescrições online, basta ao médico digitar o nome do medicamento que deseja prescrever e imprimir a receita diretamente da tela do computador para as mãos de seus pacientes. Dessa forma, garante-se uma receita legível e que o médico tenha acesso aos medicamentos mais atuais.

No contexto do Pitch Gov SP, o teste será realizado primeiro no hospital do servidor público estadual – Iamspe – e em seguida, na Secretaria de Saúde.

No Iamspe, pretende-se solucionar o problema de despadronização na emissão de prescrições das clínicas médicas conveniadas - o que dificultava consideravelmente a dispensa dos medicamentos prescritos junto à sua Farmácia Ambulatorial do hospital. Com a Secretaria de Saúde, o teste será realizado no Hospital Pérola Byington.

Texto publicado no Startupi.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasInovaçãoMetrópoles globaisParcerias público-privadasSão Paulo capitalStartups

Mais de PME

ROI: o que é o indicador que mede o retorno sobre investimento nas empresas?

Qual é o significado de preço e como adicionar valor em cima de um produto?

O que é CNAE e como identificar o mais adequado para a sua empresa?

Design thinking: o que é a metodologia que coloca o usuário em primeiro lugar