PME

Serasa: falência das pequenas empresas é a menor do ano

No mês de outubro, 53 empresas fecharam no país. O ano já tem índices melhores do que 2009 e 2008

Foram registrados em outubro deste ano 53 decretos de falência, contra 74 no mesmo mês do ano passado

Foram registrados em outubro deste ano 53 decretos de falência, contra 74 no mesmo mês do ano passado

DR

Da Redação

Publicado em 5 de novembro de 2010 às 09h50.

São Paulo - O Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações, divulgado hoje, mostra que a falência das micro e pequenas empresas atingiu o menor número do ano.

Em outubro de 2010, foram decretadas 53 falências em todo o país, sendo 46 de micro e pequenas empresas, 5 de médias empresas e 2 de grandes companhias.

Em setembro deste ano, 57 empresas pediram falência: 50 de pequeno porte, seis médias e uma empresa grande. Já em relação ao mesmo período de 2009, o número de falências caiu 37,8%, passando de 74 para 46. Para as empresas de médio e grande porte o índice se manteve estável.

Em nota, os economistas da Serasa Experian atribuem a queda ao “bom momento econômico vivido pelo país neste ano de 2010, beneficiando, principalmente, as empresas que têm seu foco de atuação no mercado doméstico, basicamente os pequenos empreendimentos”. Além disso, os bons níveis de pontualidade de pagamento sinalizam melhor gestão desses negócios.

O ano de 2010 apresentou números menores do que os dois anos anteriores. Em 2008, 778 micro e pequena empresas decretaram falência. Esse número caiu para 654 em 2009 e alcançou 557 até outubro deste ano.

O Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações leva em conta um levantamento mensal das estatísticas de falências requeridas e decretadas e das recuperações judiciais e extrajudiciais registradas na base de dados da Serasa Experian.

Acompanhe tudo sobre:FalênciasPequenas empresas

Mais de PME

ROI: o que é o indicador que mede o retorno sobre investimento nas empresas?

Qual é o significado de preço e como adicionar valor em cima de um produto?

O que é CNAE e como identificar o mais adequado para a sua empresa?

Design thinking: o que é a metodologia que coloca o usuário em primeiro lugar