PME

Sebrae lança projeto diferenciado para microempresas

Na Medida propõe capacitação continuada com orientações sobre gestão de negócios

Loja de roupa: Na Medida tem como proposta capacitar os donos de microempresas de forma continuada (Getty Images)

Loja de roupa: Na Medida tem como proposta capacitar os donos de microempresas de forma continuada (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de julho de 2012 às 18h00.

Brasília – Os empresários de microempresas terão acesso a mais uma importante solução para alavancar os negócios. É o projeto Na Medida, que o Sebrae lança nesta quarta-feira (11), em todo o país e que inclui cursos, cursos com consultoria, palestras e oficinas.

Além de ter acesso aos conteúdos de gestão, o empresário poderá participar de capacitação continuada, por meio dos Diálogos Empresariais, uma nova modalidade desenvolvida pelo Sebrae, que permite aprofundar conhecimentos e trocar experiências com outros profissionais.

"O dono de uma microempresa se encarrega de quase todas as atividades do negócio, falta tempo para investir na melhoria de gestão, que é fundamental. O Na Medida visa atender a necessidade específica das empresas desse porte, com soluções práticas para ajudar esse empreendedor a ser mais competitivo", diz o presidente do Sebrae, Luiz Barretto.

Com uma linguagem simples e objetiva, o Na Medida tem como proposta capacitar os donos de microempresas de forma continuada. O projeto contempla oito temas sobre o processo de gestão do negócio: gestão financeira, tributação, mercado, gestão de pessoas, planejamento estratégico, internet, empreendedorismo e cooperação.

Planejada com base em pesquisas realizadas nas cinco regiões do Brasil, a iniciativa surgiu para atender necessidades e demandas específicas das microempresas. “Sua linguagem tem como referência a simplicidade, a proximidade e a inspiração na vida real dos empresários de microempresas. A proposta é que os conhecimentos aprendidos sejam facilmente aplicados e que o empresário se sinta motivado a participar das capacitações continuamente”, explica a gerente de Capacitação Empresarial do Sebrae, Mirela Malvestiti.


Michele Lima, dona de uma empresa de dedetização em Florianópolis, participou no mês passado do piloto do projeto em Santa Catarina. Para ela, as soluções são práticas e eficazes. “Sentia muita falta de informação na área de recursos humanos. Depois de participar das soluções, pude aplicar diversas medidas no trabalho, principalmente, com a equipe de funcionários. Também entendi melhor o funcionamento do ciclo e dos processos de gestão de pessoas”, conta.

O empresário Zildon da Costa Leite acredita que a iniciativa o ajudou na gestão de sua empresa. Ele participou do curso de planejamento estratégico durante o piloto realizado em Goiânia (GO), no último mês. “Com a solução, pude trocar experiências, rever conceitos e traçar um plano para o meu negócio”, pontua.

Os empresários interessados podem procurar o Sebrae nos estados para informações sobre cronograma e programação.

Acompanhe tudo sobre:CursosPequenas empresasSebrae

Mais de PME

ROI: o que é o indicador que mede o retorno sobre investimento nas empresas?

Qual é o significado de preço e como adicionar valor em cima de um produto?

O que é CNAE e como identificar o mais adequado para a sua empresa?

Design thinking: o que é a metodologia que coloca o usuário em primeiro lugar