SXSW 2015 (Rahav Segev/Getty Images)
Da Redação
Publicado em 19 de março de 2015 às 17h11.
Com a ideia espalhar mensagens e conceitos sobre o mundo da inovação e do empreendedorismo, experts e gurus lançam mão das chamadas buzzwords – jargões que estão na moda quando o assunto é startup.
A +Innovators listou as cinco palavras mais usadas durante o South by Southwest Interactive (SXSW), realizado nesta semana em Austin, nos Estados Unidos, e explica o significado delas.
1. Storytelling
No contexto das startups, storytelling é o ato de contar boas histórias sobre a empresa e as vantagens competitivas dela. A ideia é atrair o público - clientes, anunciantes, colaboradores, parceiros ou investidores.
2. Internet das Coisas
IOT é a habilidade de conectar todos os objetos e dispositivos para o armazenamento de dados na nuvem. Isso significa que os objetos do nosso dia a dia podem agora comunicar com a internet, armazenar dados e reagir aos dados, mudando a forma como nos comportamos.
3. Unicórnio
A palavra é usada para falar das startups de tecnologia avaliadas em mais 1 bilhão de dólares. Há algum tempo pensava-se que essas empresas eram mito, agora elas parecem estar em toda parte: Uber (41 bilhões de dólares), Twitter (25 bilhões de dólares), Lyft (2 bihões de dólares) e Slack (1,2 bilhão de dólares).
4. Millennials
A geração do milênio, também conhecida como geração Y, compreende a população entre 18 e 34 anos. São pessoas que nasceram em um mundo digital, familiarizados com dispositivos móveis e comunicação em tempo real. Os millennials representam hoje 25% da população dos Estados Unidos e são os potenciais clientes mais cobiçados por empreendedores e fundadores de startups.
5. Cloud
A computação em nuvem nada mais é do que uma rede de servidores em que cada servidor tem uma função diferente na armazenagem e no uso de dados. Alguns servidores usam o poder de computação para prestar serviços, outros para armazenar dados.