A primeira versão do visto foi feita em 2008 (J Aaron Farr/Flickr/Creative Commons)
Da Redação
Publicado em 5 de novembro de 2010 às 15h57.
São Paulo - O primeiro-ministro do Reino Unido David Cameron anunciou ontem a criação de novo um visto para empreendedores. “Se você tiver uma ideia, se quiser criar empregos e tiver a ambição de criar uma empresa de sucesso mundial, nós queremos você”, disse Cameron, segundo a Bloomberg, em um discurso em Londres ontem.
Segundo ele, o novo visto tem o objetivo de mostrar ao mundo que o Reino Unido é a casa das empresas e uma terra de oportunidades. A medida foi tomada também para amenizar as preocupações dos empresários sobre um teto para imigração a partir do próximo ano.
Os candidatos ao visto vão precisar de “sérios investimentos de investidores” para conseguir a autorização. De acordo com o Telegraph, os empreendedores precisam ter ao menos £200 mil para investir no negócio.
O primeiro visto deste tipo foi lançado em 2008, por Gordon Brown, mas apenas 120 empreendedores de fora da União Europeia tiraram a autorização. Os Estados Unidos, que têm um visto similar, receberam 1265 solicitações no ano passado.
O principal objetivo do novo visto é atrair pessoas com ideias altamente inovadoras para transformar o leste de Londres em uma cidade da tecnologia, uma espécie de Vale do Silício inglês. Segundo Cameron, empresas como Google, Facebook, Intel, Cisco e McKinsey & Co se comprometeram em investir em projetos na região.
Ele defendeu ainda que novas medidas sejam tomadas para aumentar os financiamentos para pequenas e médias empresas. “Se não pudermos investir mais nos negócios do futuro, não vamos ter sucesso”, disse. Novos detalhes sobre visto devem ser anunciados em 2011.