Explosão de contatos
O hábito de frequentar redes sociais virtuais está se disseminando velozmente entre os pequenos e médios empresários. Eles as utilizam para prospectar clientes e fornecedores, encontrar possíveis sócios ou simplesmente trocar ideias com outros empreendedores. Entre as redes mais utilizadas estão o Linkedin e o Plaxo. Veja exemplos de como os empreendedores utilizam essas redes:
Informar a quem interessa
As redes ajudam a divulgar informações sobre uma empresa ou setor a um público qualificado, formado pelos contatos selecionados pelo empreendedor. É o que faz o empresário Roberto Carvalho Dias, da Land Invest, incorporadora paulista especializada em imóveis de baixa renda. Diariamente, ele reserva 15 minutos para vasculhar 18 comunidades e compartilhar com empresários de fora do país notícias sobre o mercado brasileiro de imóveis traduzidas para o inglês, o alemão e o espanhol. "Há muitas oportunidades no Brasil que os estrangeiros desconhecem", afirma Dias. "Por meio das redes, estou conseguindo chamar a atenção de investidores para nossos projetos."
Encontrar os capitalistas
Gestores de fundos de capital de risco vivem à procura de pequenas e médias empresas com potencial de crescimento. Um dos territórios de caça tem sido justamente as redes de relacionamento, em que um empreendedor indica outro, que indica outro, que indica um investidor...
Otimizar o networking
Muitos empreendedores fortalecem sua agenda ficando atentos às conexões de seus conhecidos. As redes costumam trazer uma página inicial que informa quem se conectou com quem e um perfil resumido do usuário e de sua empresa. "Já apresentei virtualmente pessoas com interesses comerciais em comum", diz Rodrigo Carneiro, diretor técnico da Velocità, rede de lojas paulista especializada em produtos para corrida.