EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.
O mercado de franquias faturou 35,82 bilhões de reais em 2005, o que representa um crescimento de 13% em relação ao ano anterior. Os dados são de uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), em parceria com o grupo Cherto, e foram divulgados na Feira da ABF.
Com 971 redes franqueadas, o Brasil é hoje o sexto país no ranking do World Franchise Council, entidade que reúne as principais associações de franquias do mundo. Perde apenas para os Estados Unidos, Japão, China, Canadá e França. "A projeção de crescimento para o ano passado era 10%, e nós alcançamos 13%, num país cujo PIB cresceu 2,3% nesse período", diz Ricardo Camargo, diretor executivo da ABF. Acessórios, calçados, alimentação, educação e treinamento foram os setores que mais se desenvolveram em 2005.
A internacionalização é outra tendência observada no mercado de franquias nacional. O Brasil tem 50 redes franqueadas no exterior, e muitas pequenas e médias empresas estão alcançando mercados internacionais. Redes de franquias de outros países também têm interesse em abrir novas franquias no Brasil. Além de nove associações internacionais de franquias, delegações de empresários portugueses e espanhóis vieram à feira da ABF.