PME

Receita simplifica exportações de micro e pequenas empresas

Instrução Normativa permite às empresas optantes do Simples Nacional escolherem um operador para cuidar de todo o processo de exportação

Exportações: a facilidade já é permitida para exportações remetidas pelos Correios (Andres Stapff/Reuters)

Exportações: a facilidade já é permitida para exportações remetidas pelos Correios (Andres Stapff/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 6 de dezembro de 2016 às 18h11.

Última atualização em 6 de dezembro de 2016 às 18h12.

Brasília - A Receita Federal simplificou as exportações para micro e pequenas empresas. Instrução Normativa publicada nesta terça-feira, 6, permite às empresas optantes do Simples Nacional escolherem um operador para cuidar de todo o processo de exportação, como empresas de transporte expresso habilitadas pela Receita Federal.

Hoje, a facilidade já é permitida para exportações remetidas pelos Correios, que continuam sendo um dos operadores autorizados pelo fisco.

Sem o operador autorizado, as empresas têm que cuidar de toda a burocracia para exportar, como cadastros e solicitações de licenças.

"O que queremos é que a empresa mantenha o foco em seu ramo de atuação e não na burocracia. É uma grande desburocratização", afirmou o coordenador-geral de Administração Aduaneira, Ronaldo Feltrin. Ele disse ainda que as exportações via operador autorizado terão ainda prioridade na inspeção aduaneira e desembaraço mais ágil.

De acordo com Feltrin, o objetivo do governo é ampliar as exportações das micro e pequenas empresas, que hoje correspondem a 0,8% do total, para cerca de 5%.

Acompanhe tudo sobre:Exportaçõesreceita-federal

Mais de PME

ROI: o que é o indicador que mede o retorno sobre investimento nas empresas?

Qual é o significado de preço e como adicionar valor em cima de um produto?

O que é CNAE e como identificar o mais adequado para a sua empresa?

Design thinking: o que é a metodologia que coloca o usuário em primeiro lugar