PME

Reality show desafia criadores de negócios digitais

Durante quatro dias, três empresas nascentes deverão cumprir tarefas e planejar a viabilidade de uma empresa digital

Equipes participam todas as manhãs de dinâmicas e palestras com especialistas de várias áreas (Getty Images)

Equipes participam todas as manhãs de dinâmicas e palestras com especialistas de várias áreas (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de fevereiro de 2012 às 15h26.

São Paulo - Os competidores do reality show promovido pelo Sebrae na Campus Party enfrentaram o primeiro desafio na manhã desta quarta-feira. Durante quatro dias, três equipes, formadas por dois empreendedores cada, vivenciam a experiência de criar uma startup de sucesso. As atividades acontecem dentro de um cubo de vidro instalado no espaço do Sebrae no evento.

Dentro do cubo, acompanhadas por seis câmeras, as equipes participam todas as manhãs de dinâmicas e palestras com especialistas de várias áreas, como o publicitário Tiago Mattos, diretor da agência Perestroika, de Porto Alegre, que hoje falou sobre criatividade. Em seguida, recebem desafios que devem ser solucionados diariamente. Yuri Gitahy, fundador da Aceleradora, parceira do Sebrae na produção do reality, passou a primeira tarefa: provar que existe demanda para o modelo de negócio de suas startups. As soluções devem ser apresentadas hoje, até às 18 h.

Segundo o diretor-técnico da instituição, Carlos Alberto dos Santos, o reality show será um laboratório para os concorrentes e para o próprio Sebrae. “As novas tecnologias de comunicação e informação têm estimulado a emergência de novos modelos de negócios criados por jovens criativos que literalmente começam na garagem ou em uma pequena sala, a partir de produtos e serviços baseados em plataformas de tecnologia de informação e comunicação. A missão do Sistema Sebrae, de apoio às micro e pequenas empresas em todo o país, está se ampliando com este público. Nós estamos realizando um grande esforço de revisão de produtos e desenvolvimento de novas metodologias”, disse o diretor.


O reality é apresentado pela dupla do site de humor Jovem Nerd, que se dedica a entrenimento e cultura para os aficcionados em tecnologia da informação. Deive Pazos e Alexandre Ottoni dizem estar entusiasmados com a experiência. “Seremos os pedros biais do empreendedorismo”, brinca Ottoni.

Os concorrentes foram escolhidos em uma base de dados da Aceleradora, empresa que apoia startups e é parceira do Sebrae na Campus Party. Os selecionados já possuem suas startups prontas e, com o apoio do Sebrae poderão testar o produto junto a seus clientes. As eleitas foram a Queroo, que organiza listas de presentes pela internet; Tableshare, empresa de compartilhamento de refeições, e Youcast, que reúne fãs de videologs, videocasts e podcasts.

Todas as manhãs, os competidores participarão de dinâmicas com especialistas renomados no cenário nacional do empreendedorismo. Ao final da manhã, os participantes recebem tarefas que devem ser executadas no mesmo dia. As equipes serão julgadas por uma banca composta pelo diretor-técnico do Sebrae e por investidores. A premiação, que será divulgada durante o evento, tem participação das gigantes da internet Google, Mercado Livre e Amazon.

Acompanhe tudo sobre:EmpreendedoresIndústria digitalInternetReality shows

Mais de PME

ROI: o que é o indicador que mede o retorno sobre investimento nas empresas?

Qual é o significado de preço e como adicionar valor em cima de um produto?

O que é CNAE e como identificar o mais adequado para a sua empresa?

Design thinking: o que é a metodologia que coloca o usuário em primeiro lugar