Expressão deve ser usada em situações de mudança radical de estratégia (Stock.XCHNG)
Da Redação
Publicado em 8 de setembro de 2013 às 08h54.
São Paulo - Empreendedores, principalmente aqueles à frente de startups, vêm usando um novo verbo — "pivotar". O termo é derivado do inglês to pivot ("mudar" ou "girar") e designa uma mudança radical no rumo do negócio. "Por não entenderem direito do que se trata, muitas pessoas acabam usando o verbo de maneira errada", diz Frederico Lacerda, sócio da aceleradora 21212.
1 O que é
Quando um empreendedor decide mudar o plano de negócios depois de ter testado uma estratégia e não ter obtido os resultados esperados, ele pivota o negócio.
Exemplo: o dono de uma loja de revenda de painéis que geram energia a partir da luz do sol pode pivotá-la e passar a só alugar os equipamentos para empresas, em vez de vendê-los a consumidores finais.
2 Para quem serve
Donos de startups costumam mudar mais frequentemente de estratégia, pois acabaram de criar o negócio. Por essa razão, o verbo costuma ser bastante utilizado em aceleradoras e incubadoras — e por investidores com participação nessas empresas.
3 Quando evitar
Se um empreendedor faz algum ajuste no plano de negócios, como adiar ou antecipar a contratação de executivos ou trocar um fornecedor, ele não pivota a empresa — apenas muda de ideia. Pivotar é mudar de estratégia depois de perceber que a empresa estava no caminho errado.