PME

Quais são as vantagens de investir em patrocínios?

Eventos também podem ajudar a impulsionar a marca de pequenas empresas

Show da turnê 360º do U2: a mais lucrativa da história (Kristian Strobech/Wikimedia Commons)

Show da turnê 360º do U2: a mais lucrativa da história (Kristian Strobech/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de abril de 2011 às 14h24.

Quais são as vantagens de investir em patrocínios?
Respondido por Daniela Khauaja, especialista em marketing

São Paulo – Na semana de um grande concerto como o do U2, em São Paulo, que conta com o patrocínio de diversas marcas interessadas em se aproximar do imenso e eclético público apaixonado pela banda, cabe a pergunta: quais são as vantagens de investir em patrocínios?

É fato que eventos grandes são mais propensos a serem patrocinados por empresas grandes. Mesmo assim, o patrocínio é uma forma de comunicação relacionada à construção da imagem da marca por meio da associação com outra marca já estabelecida. Portanto, a regra número 1 é certificar-se da adequação da imagem pretendida com a imagem da marca patrocinada.

Os patrocínios mais comuns são eventos esportivos, culturais ou atividades sociais. A maioria desses eventos não tem a grandeza de um concerto como o do U2, e pode ser patrocinada por marcas de pequenas e médias empresas.

É importante conhecer o organizador do evento. Como muitas vezes o nome da empresa organizadora não é de conhecimento do público em geral, quando algo não funciona bem, as pessoas tendem a culpar as marcas patrocinadoras.

A maioria dos patrocínios gera publicidade para a marca. Além da visibilidade gerada pela propaganda do evento, quando ele é comentado na mídia, as marcas patrocinadas costumam aparecer, o que é chamado de “mídia espontânea”.

O patrocínio é eficaz para agregar novas associações para as marcas. O investimento em algumas modalidades esportivas pode transmitir dinamismo para a marca, outros – como esgrima ou equitação – pode transmitir exclusividade, ou até luxo. Além disso, quando feito com consistência, o patrocínio pode se tornar parte da vida das pessoas, é só lembrar dos eventos culturais patrocinados pelas marcas de cigarro nas décadas de 1980 e 1990.

Para selecionar um patrocínio, verifique se o evento se ajusta à imagem da marca, vai beneficiar essa imagem, oferece uma grande possibilidade de alcançar o público desejado, é geograficamente adequado, já foi patrocinado pela concorrência, tem muitos patrocinadores (nada mais terrível do que ser uma marca dentre outras 50 patrocinadoras) e, enfim, se é economicamente viável.
 

Daniela Khauaja é especialista em marketing pela Western International University de Londres e coordenadora da área de marketing de pós-graduação da ESPM.

Envie suas dúvidas sobre marketing para examecanalpme@abril.com.br.


Acompanhe tudo sobre:dicas-de-marketing-de-pmedicas-para-seu-negocioMarcasPatrocínioPequenas empresas

Mais de PME

ROI: o que é o indicador que mede o retorno sobre investimento nas empresas?

Qual é o significado de preço e como adicionar valor em cima de um produto?

O que é CNAE e como identificar o mais adequado para a sua empresa?

Design thinking: o que é a metodologia que coloca o usuário em primeiro lugar