Quais livros de marketing são indicados para empreendedores? (Divulgação)
Da Redação
Publicado em 20 de janeiro de 2011 às 10h08.
Quais livros podem ajudar com o marketing da empresa?
Respondido por Daniela Khauaja, especialista em marketing
São Paulo - Sem a intenção de fazer uma lista extensa de livros de marketing, vou indicar alguns que podem ser úteis para empreendedores. Ao elaborar uma lista de livros de marketing não é possível deixar de mencionar o maior autor da área nos últimos 40 anos: Philip Kotler. O livro Administração de Marketing é considerado a “bíblia” do assunto. A última edição traduzida não é tão recente, foi lançada em 2006.
Nos Estados Unidos já existe uma nova versão. Por isso, talvez valha a pena aguardar a tradução ou ler o mais recente Marketing 3.0, que trata da transformação do marketing à medida que os consumidores se tornam mais colaborativos, culturais e espirituais. Embora não tenha novos conceitos, a abordagem do livro é atual e reforça as tendências discutidas na semana passada.
Alguns livros são interessantes para estudar o tema com profundidade: Marketing Estratégico, de Cravens e Piercy, Estratégia de Marketing, de Ferrel e Hartline, e “Marketing Contemporâneo, de Boone e Kurtz. Os três livros também contam exemplos de empresas estrangeiras de pequeno e médio porte além das gigantes Apple, Procter & Gamble e Starbucks.
Se você busca maior foco no setor de serviços, recomendo os livros Marketing de serviços: pessoas, tecnologia e resultados, de Lovelock e Wirtz, e Princípios de marketing de serviços, de Hofman, Bateson, Ikeda e Campomar. Se o seu interesse é o marketing voltado para empresas (conhecido como BTB), um clássico é o livro de Hutt e Speh: Gestão de marketing em mercados industriais.
Apesar de serem estrangeiros quase todos os livros de marketing têm sido adaptados na tradução, ou seja, são incluídos exemplos e casos de empresas brasileiras mais próximas de nossa realidade. Recomendo sempre buscar edições recentes, pois embora os conceitos não mudem tão rapidamente a leitura fica muito mais rica se o texto for recheado com exemplos atuais.
Uma característica dos títulos é ter muitas páginas. Por isso, são usados como livros de consulta. Se o objetivo for elaborar um plano de marketing, sugiro buscar livros que explicitem cada etapa, como O plano de marketing, de Westwood, e Planos de marketing, de McDonald. Boa leitura!
Envie suas dúvidas sobre marketing para examecanalpme@abril.com.br.